O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da ministra Nancy Andrighi, indeferiu o registro de candidatura do prefeito reeleito do município de Santa Maria da Boa Vista, Jetro Gomes (PSB), e a decisão não cabe mais recurso na esfera eleitoral. Isso implica dizer que o gestor não pôde ser diplomado ontem, e a cidade será convocada para um novo processo eleitoral a partir do próximo ano. Antes das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral tinha indeferido o registro, mas o socialista entrou com recurso e conseguiu uma liminar para concorrer ao pleito. Eleito com mais de 57,8%, Jetro Gomes é acusado de abuso de poder nas eleições de 2004.
Diante dessa situação, o município poderá passar por dois cenários enquanto não houver uma nova eleição. Caso o socialista decida reverter a situação, apelando ao Supremo Tribunal Federal, quem tomará posse no dia 1º de janeiro de 2013 será o segundo mais votado, o peemedebista José Gualberto Almeida – com 45% dos votos. Por outro lado, se o prefeito optar por desistir do processo e acatar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, quem assumirá a Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista será o presidente da Câmara Municipal.
“Desde o início ele (Jetro) sabia que era inelegível, mas quis disputar na marra. A cidade precisa de um novo modelo de gestão, mais moderno e alinhado aos progressos dos governos Estadual e Federal. Estamos preparados tanto para assumir a administração, quanto para disputar uma nova eleição” disparou Gualberto.
“Independente da sua decisão estamos certos de que haverá uma nova eleição em Santa Maria. E enquanto o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) não fizer a convocatória para as urnas, existirá uma espécie de mandato tampão”, explicou o advogado do peemedebista, Aluisio Almeida.
Da Folha de Pernambuco