terça-feira, 26 de junho de 2012

Projeto Novos Talentos inscreve para cursos gratuitos em Pernambuco





Candidatos devem ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo.
Interessados têm oportunidade de cursos do Senac e Senai.

O projeto Novos Talentos está com vagas abertas para cursos gratuitos no Serviço Nacional de Aprendizagem na Indústria (Senai) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em várias áreas, como indústria, comércio e tecnologia. As inscrições devem ser realizadas no site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco (STQE).

Para participar do programa, os candidatos precisam ser maiores de 18 anos, com ensino fundamental completo e declaração de baixa renda, que deve ser redigida e assinada de próprio punho no momento do cadastro. A intenção do projeto é a qualificação de jovens em cidades como Recife, Petrolina, Caruaru, Araripina, Santa Cruz, Timbaúba, Vitória, Salgueiro, Itambé, Sertânia, Lagoa Grande, Ouricuri, Cabo e Nazaré da Mata.

O projeto é dividido em três etapas. O canditado se inscreve nos cursos pela internet e, já no ato da matrícula, ele deve apresentar comprovante de escolaridade, comprovante de residência, identidade e CPF, além da comprovação de baixa renda. Em média, os cursos têm carga horária de 160 horas, com 45 dias de duração, podendo variar de acordo com a área escolhida. Todos os cursos são de graça, incluindo material didático.



Para que trabalhadores de outros estados nao ocupem as vagas de emprego, um dos objetivos do Novos Talentos é garantir emprego para os pernambucanos. "A maior demanda é a formação de qualificação básica, devido aos projetos estruturados que estão se instalando no estado, para que tenhamos pessoas qualificadas para trabalhar nessas indústrias", contou Cláudia Orvain, gerente de Divisão de Educação Profissonal e Tecnológica do Senai.

A oportunidade bateu na porta de Rodrigo Correia. Sem qualificação, o jovem só tinha trabalhado sem carteira assinada. Agora faz telecomunicações e já está estagiando. "Hoje em dia o mercado é para quem estuda. Tem que estar sempre melhorando, se atualizando", concluiu. 



Do G1 PE