segunda-feira, 18 de junho de 2012

Partidos deixam convenções para última hora

<><><><>













Desde o dia dez de junho, os partidos estão habilitados pela Justiça Eleitoral a realizarem suas convenções. Algumas legendas já bateram o martelo em cidades pernambucanas. Mas a maioria dos eventos acontece a partir desta sexta-feira e vai até o dia 30, data limite. A partir desse período, não será mais permitido fazer o registro das candidaturas.

As convenções vão definir oficialmente os candidatos a cargos majoritários e proporcionais de todos os municípios. Até o dia 5 de julho, as legendas em todo o País devem comunicar aos tribunais regionais eleitorais o nome dos seus postulantes e a partir de então estará aberto o período oficial de campanha.

Em Recife e principais cidades do Estado, os partidos deixaram suas convenções para a última hora e ainda não decidiram as datas dos seus eventos. É o caso do PT, que só fechará seu roteiro na noite de hoje, numa reunião do diretório estadual. E a demora se deve à indefinição do seu candidato na capital.

Até agora não se sabe como terminará a novela interna do PT. Por enquanto, o senador Humberto Costa posa como candidato único do partido e o prefeito João da Costa espera o resultado do recurso que pede a impugnação da decisão proferida pela executiva nacional, que o tirou do páreo. Por enquanto, a data mais provável para a realização da convenção petista é dia 29. Em Petrolina será dia 21.

O PSB do governador Eduardo Campos, que deve lançar candidato em Recife, marcou o encontro partidário recifense para o dia 30. Ainda acontecerão convenções, no mesmo dia, nas cidades de Moreno, Timbaúba, Igarassu e Itapetim. O partido definiu também: Inaja (22), Frei Miguelino (23), Camutanga e São Bento (24), Barreiros (25) Carpina (26), Palmares, Escada e Serinhaem (27), Salgueiro, Jataúba (28) Parnamirim e Itapissuma (29). Até quarta-feira, terá definido todo o calendário.

O PTB de Armando Monteiro Neto ainda não anunciou o dia da convenção do Recife. Definiu apenas alguns municípios, como Itamaracá e Jucati (22), Caetés (23), Buíque, Lagoa dos Gatos, Alagoinha, Paudalho, Jaqueira, Maraial (24), Garanhuns e Toritama (28), Ribeirão, Barreiros, Iati, Brejão (29), Gravatá, Igarassu, Abreu e Lima, João Alfredo, Goiana, São Caetano, Arcoverde, Santa Cruz do Capibaribe, Escada, Condado, Pedra, Nazaré da Mata, Catende, Tuparetama, Santa Terezinha (30)

Blog do Magno Martins