terça-feira, 26 de junho de 2012

Bebê e idosa salvos de sequestro



POLICIAIS militares do Cioe foram acionados para negociar rendição do acusado


Um bebê e uma idosa foram resgatados pela polícia depois de aproximadamente nove horas em cárcere privado, ontem, no município de Timbaúba, na Mata Norte do Estado. O drama familiar teve início às 7h, quando o mototaxista Josemberg Melo da Silva, 36, fez refém a própria filha, de seis meses, e a mãe dele, a aposentada Rosita Olívia da Silva Melo, 65. De acordo com a polícia, o ho­mem sofre de esquizofrenia e alegava que a esposa teria colocado uma pessoa para persegui-lo.

Dois negociadores da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) da Polícia Militar foram enviados ao local, além de 30 policiais militares do 2º BPM, dez policiais civis e uma equipe do Corpo de Bombeiros. Dois atiradores de elite ficaram posicionados enquanto as negociações eram realizadas com o auxílio de amigos da família e de um psiquiatra.

Uma das tentativas foi feita com a ajuda de Letícia Cabral de Vasconcelos, 65, uma amiga da família. “Tive medo porque ele estava com uma peixeira na mão. Ele queria se suicidar. Ele me obedece, me chama de tia. Só que hoje não me atendeu”, lamentou. Josemberg exigia da polícia um carro com o tanque de combustível cheio e uma arma para que pudesse fugir com a mãe e a filha. O psiquiatra que estava no local chegou a disponibilizar o próprio veículo, mas as negociações não avançaram.

Em cima de uma cadeira com o bebê e uma faca na mão, o mototaxista ameaçava puxar a fiação da residência para morrer eletrocutado junto com a filha caso os policiais invadissem o imóvel. Ele chegou a alimentar a filha com duas mamadeiras. Após tentativas frustradas de entrar em acordo com o suspeito, os policiais invadiram a residência pelo portão dos fundos. Eles contaram com a ajuda de Rosita para abrir os cadeados enquanto o filho dela era distraído pelos negociadores.

Dentro da casa, a equipe esperou o melhor momento até que funcionários da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) desligassem a energia. Uma bomba foi disparada para chamar a atenção do suspeito, que foi logo atingido por um choque elétrico de uma arma não-letal, a Taser. Apesar do choque, ele chegou a ferir com a faca a mão de um policial do Cioe que trabalhava na ação. A menina e a avó foram resgatadas sem qualquer ferimento. As duas passaram por exames no Hospital Municipal de Timbaúba e foram liberadas em seguida.

Em virtude da comoção popular, Josemberg foi encaminhado para os procedimentos legais na Delegacia de Aliança. Antes, ele passou por uma avaliação médica na Unidade Mista Municipal Belarmino Luiz Pessoa de Mello. De acordo com o delegado Rommel Ricardo, titular da Delegacia de Timbaúba, o mototaxista foi autuado em flagrante por cárcere privado, ameaça, lesão corporal e resistência. “A questão de doença mental não temos como avaliar em um primeiro momento”, destacou. O suspeito foi encaminhado para a Cadeia Pública.


Folha Pe


Leia também para entender o caso:

Criança é mantida como refém pelo pai em Timbaúba