quinta-feira, 15 de março de 2012

Programa que auxilia trabalhadores de cana inicia cadastramento na próxima semana


Na próxima semana, o governo de Pernambuco inicia o cadastramento do Programa Chapéu de Palha da Zona Canavieira. Este ano, o cadastro será feito em dois períodos diferentes. Primeiro será a vez dos trabalhadores da zona canavieira norte (19 a 23 de março); e, logo em seguida, dos municípios localizados na zona canavieira sul (26 a 30 de março). O Programa entra na sua sexta edição e a expectativa da coordenação geral é de cadastrar em 2012 cerca de 40 mil trabalhadores da palha da cana.

Além de um auxílio financeiro, que pode chegar até R$ 232,50, sendo complementar ao valor já recebido pelo Bolsa Família, os beneficiários têm a oportunidade de participar de atividades e ações de valorização à cidadania e de geração de renda. O objetivo desta iniciativa é atenuar os efeitos causados pelo desemprego em massa da categoria no período da entressafra da cana. O pagamento do benefício será efetuado em quatro parcelas, entre maio e agosto, para a Mata Norte e Sul, além dos municípios que são da Região Metropolitana do Recife e estão inclusos no programa.

O cadastro será realizado das 9 às 17h, na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais em atuação em cada um dos municípios contemplados pelo programa, com exceção de quatro cidades: São Vicente Férrer (IPA - rua São João Araújo, nº40 Centro); Aliança (Clube Municipal de Aliança – rua Belarmino Pessoa, nº 201); Macaparana (Escola Estadual José Gonçalves – rua Doutor Antônio Xavier, nº 142 Centro); e Chã Grande (Associação de Chã Grandense – avenida São José, s/n Centro).

Para se cadastrar, o trabalhador deve ser maior de 18 anos e ter trabalhado na última safra da cana (2012) com carteira assinada por no mínimo 30 dias corridos. Serão considerados, também, os safristas que trabalharam formalmente nas safras de 2009, 2010 e 2011, desde que o registro em carteira tenha sido exclusivamente de trabalhador rural. Para esses casos, o trabalhador deverá ter exercido tão somente a função de trabalhador rural.

No ato do cadastramento, é preciso ter em mãos originais e cópias da Identidade; CPF; número do PIS ou do NIS (cartão do Bolsa Família ou Cartão do Cidadão); Carteira de Trabalho (folha de rosto, qualificação civil e última folha preenchida do Contrato de Trabalho); Termo de Rescisão do Co ntrato de Trabalho e comprovante de residência. Outras informações pelo 0800 282 5158.