sábado, 3 de março de 2012

Editora publica novas edições de três livros de Paulo Coelho.

Três livros do autor serão relançados / Reprodução


Os números sobre Paulo Coelho impressionam: parecem falar mais sobre um diretor de blockbusters ou de um músico pop do que sobre um escritor. Nome controverso quanto à qualidade de sua produção e unânime quanto à sua popularidade e vendagem, o autor carioca começa agora a relançar 14 títulos de sua obra pela Editora Sextante. Os três primeiros a serem publicados são O diário de um mago, O alquimista e Onze minutos, todos com preço reduzido (R$ 20) e garantia de sucesso editorial.


O imortal literário, eleito em 2002 para a cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras, construiu sua carreira à margem de uma ampla aprovação crítica, mesmo que tenha recebido elogios de nomes como o escritor italiano Umberto Eco e o Prêmio Nobel de Literatura, o japonês Kenzaburo Oe. Seus livros, publicados pela primeira vez no final da década de 1980, se tornaram verdadeiros fenômenos na indústria editorial. 


Ainda que tivesse lançado duas obras antes, Arquivos do inferno (1982) e O manual prático do vampirismo (1985) – este, escrito com outros autores e depois recolhido por sua “má qualidade” –, foi com O diário de um mago (1987) que começou, ainda que timidamente, a obter um maior reconhecimento do público.


O livro é o relato da peregrinação de Paulo Coelho pelo Caminho de Santiago, um ano antes. A nova edição, comemorativa dos 25 anos do autor, conta com um prefácio inédito, em que ele analisa sua vontade inicial de entender os mistérios do mundo, terminando por descobrir que o extraordinário está nas coisas simples e corriqueiras. Além disso, para a nova versão, o escritor carioca criou um novo capítulo, O caminho revisitado, com textos complementares.



O alquimista, de 1988, é a principal obra de Paulo Coelho. História de um pastor que busca um tesouro nas pirâmides do Egito, o livro teve inicialmente uma baixa vendagem, fazendo com que o seu primeiro editor desistisse dele. Hoje, a narrativa já vendeu mais de 45 milhões de cópias e tornou-se o título brasileiro mais vendido de todos os tempos.


O terceiro fruto dessa série de relançamentos é Onze minutos, história mais recente do autor carioca, publicada originalmente em 2003. Trata-se de uma espécie de contos de fada moderno, sobre uma jovem nordestina que sai do País para se encontrar, terminando por trabalhar na Suíça como prostituta. A narrativa é baseada em fatos reais, e mobilizou uma grande pesquisa do autor.