quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ferreiros: Ariano Suassuna emociona público presente no Gilenão com apresentação da Aula-Espetáculo ''Tributo a Capiba''

Foto: Lyvio Sandino
Na noite desta terça-feira (30) o escritor Ariano Suassuna realizou um grande evento no Ginásio Gilenão, em Ferreiros. O município teve a honra e oportunidade de receber o dramaturgo, romancista e poeta que levou ao público presente a Aula-Espetáculo ''Tributo a Capiba'', mostrando com toda classe que lhe é peculiar acompanhado de músicos, cantores e bailarinos, um resgate das obras menos conhecidas do compositor pernambucano de Surubim, Lourenço da Fonseca Barbosa, conhecido nacionalmente por Capiba.

O espetáculo está percorrendo todo o estado desde o ano de 2012. O Secretário de Governo, Ariano Suassuna, esteve em Ferreiros graças ao projeto de ''interiorização da cultura'' do Governo de Pernambuco. 

No palco várias obras de Capiba foram executas e explicadas pelo escritor. Logo após cada música, histórias interessantes foram contadas arrancando muitos aplausos do público. Obras que vão muito além do frevo.

Nas redes sociais o espetáculo foi bastante elogiado pelo público que esteve presente. O prefeito  Gileno Campos Gouveia Filho através da sua página no Facebook agradeceu a presença do escritor Ariano Suassuna no município, do público ferreirense e secretários de Educação, Claudemir Freire, e Cultura, Michele Brito. Além de postar alguns dos diversos elogios de pessoas que presenciaram o evento.


Do Timbaúba Agora

Aliança: Através da ''Operação Cadeado'', homicida é preso no centro da cidade


Na manha desta quarta-feira (31) foi realizado pelas Polícias Militar e Civil em Aliança, a ''Operação Cadeado'', e através de cumprimento de mandado de prisão do processo por homicídio qualificado foi preso Severino Francisco Ribeiro, conhecido como ''Bio'', 33 anos, gari, residente na Rua da Aurora, Centro de cidade. O mandado de prisão foi expedido pelo Exmº. Dr. André Rafael de Paula Batista Elihimas – Juiz de Direito em exercício cumulativo da Comarca de Aliança.

O criminoso foi preso na Rua da Aurora, encaminhado para Delegacia Civil e logo em seguida para a Cadeia Pública de Aliança. Severino Francisco Ribeiro ficará a disposição do Poder Judiciário da Comarca.

A operação teve o comando do Cabo PM – Evaristo (Guarnição Tática) e o restante da equipe foi composta pelo Soldado PM – Waldenic (Guarnição Tática), Soldado PM – Mendes (ROCAM), Soldado PM – R.Freitas (ROCAM) e o Agente da Polícia Civil Enéas, tendo nas Coordenações da Operação o Subtenente PM – Iraquitan Coelho Felipe Nery – Comandante do Pelotão de Aliança e a Delegada Titular da Polícia Civil, a Drª Maria de Lourdes Ferreira de Andrade.

Motociclistas profissionais têm até esta quarta para se adequarem à Lei 12.009/2009

Uma das exigências diz respeito a troca das placas normais para as de aluguel

Detran-PE vai fiscalizar o cumprimento das novas determinações a partir de agosto
Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
A partir desta quinta-feira (1º), os motociclistas profissionais que atuam no Estado passarão pela fiscalização do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A categoria deve estar de acordo com a Lei Federal 12.009/2009 , que exige idade de 21 anos para o exercício da atividade, bem como a categoria A na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) há pelo menos dois anos.

Outras exigências, como o registro do veículo na categoria aluguel (placas vermelhas), a utilização de equipamentos de proteção na moto (corta-pipa e mata-cachorro), além da instalação de baú e grelha também deverão ser cumpridas. Por fim, os profissionais precisam ter realizado o Curso Especializado de Motofretista em Pernambuco, ministrado pelo Sest/Senat. São 30 aulas/aula.
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Moto de Pernambuco (Sindmoto-PE), Francisco Machado, a demanda é muito grande para pouco tempo. “Além do custo alto, não é só a colocação da placa vermelha, mas várias exigências que o trabalhador tem que administrar. Precisamos de mais três meses para regularizar as placas", defendeu. Até agora, apenas 60% dos trabalhadores conseguiram fazer a troca das placas cinzas para as vermelhas.

Por outro lado, as demais exigências já foram praticamente superadas. De acordo com Machado, mais de 90% dos motofretistas e mototaxistas já passaram pelo curso de capacitação de 30 horas e adquiriram os equipamentos de segurança, como protetor de pernas e haste contra linhas com cerol. "Conseguimos que os patrões fornecessem o colete com faixas refletivas, por exemplo, e negociamos preços mais baixos para o curso em auto-escolas. Nesses itens, tivemos maior apoio e conseguimos deixar tudo em ordem", destacou.

Incentivo
A Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe) oferece um financiamento para facilitar a aquisição dos equipamentos obrigatórios. Os recursos podem ser liberados em 72 horas mediante a apresentação de documentos que comprovem o exercício da atividade de motofretista ou mototaxista. O valor pode chegar a R$ 5 mil para quem precisa comprar equipamentos mais caros, como o carro acoplado à moto para transporte de botijões e garrafões. Outras informações: 3183.7458.
Folha PE

Cinco pessoas detidas na operação Leite Seguro em Pernambuco

Farmácias são fiscalizadas suspeitas de vender leite pediátrico impróprio para o consumo

Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Cinco pessoas foram autuadas, esta terça (30), sob suspeita de comercializar leite em pó infantil com a validade adulterada, na Região Metropolitana do Recife e Agreste. Os suspeitos são proprietários de cinco farmácias no Janga e Maranguape, em Paulista, e em Limoeiro. Dois deles acabaram presos em flagrante e encaminhados para o Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel). Os demais responderão em liberdade.

De acordo com o delegado Roberto Wanderley, titular da Delegacia do Consumidor, os donos de farmácias estavam sendo investigados há três meses, quando as primeiras denúncias foram feitas. “Várias mães se queixaram de que os bebês passavam mal quando tomavam os produtos”, disse. Segundo ele, a adulteração foi feita em latas de Nan, da Nestlé, que é uma fórmula para recém-nascidos. 

Os flagrantes ocorreram em Limoeiro. Donos de duas drogarias comercializavam as latas no momento da investida policial. “O resto se apresentou espontaneamente. Apreendemos as latas de cada estabelecimento e vamos intensificar as investigações”, disse o delegado.

Segundo Wanderley, os comerciantes também são suspeitos de apagar a validade original do produto, com substâncias químicas como acetona, e carimbar uma nova. “Nós ainda não sabemos se eram eles mesmos que carimbavam ou se existe alguma quadrilha por trás”, informou.

As latas, que estavam armazenadas em mais de 10 caixas, foram recolhidas e encaminhadas para o Instituto de Criminalística (IC), onde deve ser confirmada a adulteração do leite. Os suspeitos devem responder pelos crimes de venda de produto impróprio para o consumo, com agravante pela adulteração. 

Roberto Wanderley orientou aos consumidores das regiões onde foram presos os homens a ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da marca para verificar se o leite está no prazo de validade. “Eles devem informar o número do lote e perguntar se a substância está própria ou não para o consumo”, acrescentou.

De acordo com o gerente da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Brito, as crianças que consumiram o leite fora da validade podem ter problemas gastrointestinais sérios. “Se o leite ultrapassar o vencimento, ele perde as principais características. Ele pode sim fazer mal ao bebê, mas isso acontece se a validade estiver vencida há muito tempo”. 

Jaime aconselha aos pais e responsáveis a prestar atenção na reação dos filhos após consumir os produtos. “Em caso de alguma mudança intestinal na criança, é recomendável levá-la a algum hospital.” 

Do JC Online

Maçonaria de Timbaúba declara repudio a construção de uma unidade do CASE no município


Representantes da Loja Maçônica Obreiro do Norte Nº 7 em Timbaúba, declaram ao Blog Timbaúba Agora que estão repudiando a Reforma e adequação de uma unidade do CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo), pelo Governo do Estado de Pernambuco, no Loteamento Cezar Augusto(Ao lado do Cemitério Público), em Timbaúba.

A alegação da entidade é que com essas futuras instalações do Centro de Atendimento Socioeducativo, que abrigarão cerca de 250 Adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação, os atos infracionais podem aumentar na cidade, pois serão adolescentes de todas as cidades da região que virão para Timbaúba. 

O Centro de Atendimento Socioeducativo nesse local, segundo a maçonaria, trará bastante transtorno, pois ficará em um bairro de grande população, próximo a uma escola com milhares de alunos e a uma faculdade. Causando também a revolta de moradores de bairros vizinhos.

Mediante a isso irão pedir apoio aos integrantes do poder legislativo de Timbaúba e convidam os timbaubenses descontentes com o início desta obra a se fazerem presentes na Câmara de Vereadores na próxima quinta-feira (1) às 20 horas. Cujo objetivo é contar com o apoio dos vereadores e juntos sensibilizarem o ministério Público para que entre com uma ação judicial solicitando o embargo da obra.

E segundo a loja maçônica em breve pretendem realizar um ato público em frente à Promotoria de Timbaúba. A entidade maçônica convoca o povo timbaubense a entrar nessa luta e tentar achar outra solução diferente da construção do prédio naquele local.

A unidade do CASE em Timbaúba abrigará adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação onde terão acompanhamento técnico, social, jurídico, psicológico, médico, odontológico, nutricional e pedagógico. Atividades internas e externas (sem proibição judicial nas áreas de educação, esporte, cultura, lazer e espiritual). A reforma e adequação desta unidade do CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo), em Timbaúba é uma obra do Governo do Estado de Pernambuco, e está orçada em mais de R$ 13.000.000,00 (Treze milhões de Reais).

Sport é massacrado pelo América-MG e sofre goleada por 5x0

Foto: Rodrigo Clemente
Dono do Estádio Independência, o América não estava fazendo valer o fator casa. Enquanto o Atlético-MG usou o local para ser campeão da Libertadores, o Coelho era presa fácil no seu mando de campo. Sua última vitória havia sido no dia 20 de março, por 5 a 0, contra o Guarani, de Divinópolis, pelo Campeonato Mineiro. Mas, na noite desta terça-feira, pela 11ª rodada, tudo mudou.

Com uma partida impecável do meia Rodriguinho, autor de três gols e de uma assistência, bateu o Sport, por 5 a 0, e acabou com o jejum de vitórias. Com isto, chegou aos 18 pontos, na sexta colocação Já o Leão, irreconhecível nesta noite, ficou com os 21, em terceiro, quatro pontos do líder Palmeiras.

O América volta aos gramados na próxima sexta-feira, contra o Ceará, em Belo Horizonte, às 21h50, já o Sport recebe a Chapecoense, no sábado, às 16h20, em Recife.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Goiana poderá contar com unidade da UFPE

O prefeito de Goiana, Fred Gadelha, se reuniu na manhã de hoje (30) com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, para discutir a possibilidade da implantação de uma extensão ou de uma unidade da instituição na cidade da Mata Norte. O foco do projeto seria em cursos voltados para os polos farmacoquímico e automotivo e para as demais indústrias que estão se instalando no município.
Uma primeira visita de avaliação já está prevista para ser realizada entre os dias 14 e 21 de agosto. Uma comitiva será enviada à cidade para sondar as possibilidades de instalação da universidade no local.
Fred declarou que “alinhados com a política nacional e estadual de expansão da formação superior para cidades do interior encontramos, junto ao reitor da UFPE, um parceiro”. Ainda segundo ele a construção do projeto deverá ser em conjunto com o Estado e com a União. “Saímos desse encontro esperançosos com a possibilidade da realização deste sonho” concluiu.
Participaram do encontro, ainda, o presidente da Autarquia Municipal de Ensino Superior de Goiana (Amesg), Simão Rosenbaum, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Goiana, Carlos Botelho, o assessor do reitor, José Mariano, o pró-reitor de extensão da UFPE, Edilson Fernandes, e o vice-reitor da UFPE, Silvio Roméro.
Secom

Rodovia que liga município de Timbaúba a Macaparana está repleta de buracos

PE-89 corta a cidade de Timbaúba e vai até o entrocamento da PE-90.
DER informou que obras na estrada deverão começar em agosto próximo.


A PE-89, importante rodovia para a circulação dos moradores da Zona da Mata Norte de Pernambuco, sofre com a falta de manutenção. Os buracos se multiplicam ao longo da via, prejudicando a viagem e o bolso dos motoristas. Em muitos trechos, não há asfalto.
A estrada liga o município de Timbaúba ao entroncamento com a PE-90. Com a pista danificada, os veículos precisam andar em zigue-zague, mesmo quando é preciso dividir a mesma faixa com outros carros, o que aumenta o risco de acidentes. "O carro caiu na buraqueira. Foi desviar e caiu dentro da ribanceira", disse o repositor de mercadorias Cleiciano Lima.

Com tanto buraco, não há suspensão e pneu que aguentem. Motoristas afirmam que o prejuízo financeiro é incalculável. "Tem que fazer, de seis em seis meses, a manutenção do carro. Estoura tudo, o motor, o pneu, acaba com a suspensão", afirmou.
Em vários trechos a estrada também está cheia de terra. Até as viagens curtas exigem bastante paciência dos condutores. O motorista Cristiano Silva diz que gastando o dobro do tempo normal para fazer o trajeto entre as cidades da região. "[Com a estrada boa, a viagem é feita] entre 20 a 25 minutos. Agora, [leva] em torno de uma hora", comentou.
Além do gasto de tempo, a preocupação do caldeireiro Rivaldo é com assaltos na rodovia. "Muito perigoso. É arriscado passar por aqui e ser assaltado e não tem condições mais nenhuma", afirmou.

Os moradores da região denunciam que a estrada não recebe recapeamento há quase 10 anos. Uma placa na rodovia indica que ela deve ser restaurada do trecho do entroncamento com a PE-90, em Limoeiro, no Agreste até a BR-408, em Timbaúba, na Mata Norte. A obra vai custar quase R$ 25 milhões.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE_ explicou que a recuperação da pista deve começar na segunda quinzena de agosto, quando diminuem as chuvas na região, com conclusão prevista dentro de um ano. Sobre a insegurança dos motoristas, a Polícia Militar informou que dois carros e duas motos atuam na região mas que, a partir desta noite de terça (30), dois carros do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) vão começar a a fazer rondas no local. A população pode ajudar a polícia com informações pelo número (81) 3633-4960.
Do G1 PE
Fotos: Reprodução / Rede Globo

Ônibus da empresa 1002 é assaltado na BR-408, em Aliança. O coletivo seguia no momento para Timbaúba

Foto: Ilustrativa

Um ônibus da empresa 1002 foi assaltado por duas pessoas na tarde desta terça-feira (30) na BR-408, próximo ao Engenho Cueiras, zona rural de Aliança. O coletivo estava seguindo para Timbaúba.

Os dois criminosos até agora não identificados, ficaram esperando as margens da rodovia e quando perceberam a aproximação do ônibus pediram ao motorista para que parasse, e ao subirem anunciaram o assalto. Eles levaram todo o apurado do coletivo, uma quantia em torno de R$ 90,00 e o celular do cobrador.

Logo após o crime mandaram o motorista parar e fugiram por dentro de um canavial tomando destino ignorado. O caso foi registrado pelo cobrador na Delegacia de Polícia de Aliança.

Timbaúba: Sargento Ronaldo Lourenço fala a reportagem do Timbaúba Agora sobre vários assuntos relacionados ao trânsito do município


O Sargento Ronaldo Lourenço, colaborador do DMTT (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Timbaúba) gentilmente atendeu a reportagem do Timbaúba Agora e esclareceu alguns pontos e medidas necessárias que precisaram ser tomadas para melhorar o trânsito de Timbaúba como, por exemplo, a ocupação do espaço em via pública que vem acontecendo com frequência no município por alguns comerciantes e lojistas, novos abrigos instalados para passageiros e mototaxistas, regularização dos mototaxistas, curso profissionalizante de motofrete, zona verde e carga e descarga de caminhões.


Em relação à ocupação do espaço em via pública, Sargento Ronaldo informou que estão acontecendo alguns casos de comerciantes e lojistas de utilizarem a via pública, espaço reservado para circulação, estacionamento e parada de veículos, e colocando cavaletes em frente ao estabelecimento sinalizando estacionamentos e por muitas vezes fazendo propaganda da empresa.

Alguns já foram detectados e notificados para que houvesse a retirada de desses materiais até a quarta-feira (31). E o comerciante a partir desta data descumprindo haverá uma ação por parte da Secretaria de Obras em parceria com o Departamento de Trânsito para a recolhida do material em forma de punição. Segundo ele, existem cavaletes, mesas ou outros objetos obstruindo a via pública em frente por exemplo, de farmácias, lojas de motos, clinicas e bares.


Sobre novos abrigos instalados contou que o localizado na Rua Vigário Augusto, ao lado da Praça João Pessoa, é destinado para os mototaxistas credenciados e o da Rua das Flores (Pátio de Eventos) será destinado aos passageiros que chegam das cidades vizinhas diariamente para comprar no mercado e no comercio do município. Essa atitude serve para dar mais conforto aos passageiros de cidades como, Ferreiros, Itambé, Camutanga, Aliança, Goiana, Macaparana, por exemplo, que utilizam os transportes alternativos que fazem a linha para esses destinos.


Em breve serão instalados mais dois abrigos . Os locais não foram divulgados oficialmente pelo Sargento Ronaldo, mas segundo informações provavelmente deve ser um próximo ao Centro Médico que servirá para passageiros e o outro na Rua Mauricio Moura, próximo à antiga feira do abacaxi.


O Sargento falou também sobre a regularização dos mototaxistas que já existe em Timbaúba e a inscrição até o dia 31 de julho é para dar continuidade e oportunidade com a lei municipal contemplando aqueles que não conseguiram fazer o curso.

A lei municipal contempla 700 mototaxistas, atualmente são aproximadamente 400 cadastrados, 100 com placa vermelha, 200 concluíram o curso e os que estão chegando também receberam o suporte do Departamento de Trânsito do município.

Além do curso, a motocicleta para obter a autorização para circular tem que estar regularizada a partir do ano de 2007. E adiantou que futuramente estará chegando o curso de moto frete que vai contemplar os motociclistas que trabalham no transporte de carga.

Foi enfatizado também por ele que a zona verde está sendo utilizada por motoristas e motoqueiros gratuitamente. Grande parte dos locais já estão sinalizados e a conclusão com pinturas é logo após a estiagem, pois com as chuvas que caem frequentemente na cidade dificultou o termino. Mas os estacionamentos já estão funcionando com a separação de carros e motocicletas.

Outro assunto destacado foi em relação a cargas e descargas de caminhões no centro da cidade, fato que já gerou muita reclamação dos condutores de veículos. Para atender a necessidade, alguns pontos foram definidos para carga e descargas, a exemplo de 1ª Travessa Dantas Barreto, que dar acesso ao Bairro de Timbaubinha, na Rua Pinto Alves e na Coronel Antonio Vicente (ao lado do Supermercado Todo Dia). Além disso, os caminhoneiros tem que utilizar do espaço por no Maximo duas horas.

Homem morre em acidente na BR-232, em Vitória de Santo Antão

José Miguel, de 55 anos, perdeu o controle do veículo e caiu em uma ribanceira




Um homem morreu, na madrugada desta terça-feira (30), após perder o controle do veículo e cair em uma ribanceira na BR-232, próximo ao quilômetro 41, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. José Miguel Germano Filho, de 55 anos, que conduzia um carro modelo Parati, morreu na hora.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acredita que o homem teve um mal súbito antes de perder o controle do veículo. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo. Não houve retenções de trânsito no local.

Informações da Folha de Pernambuco

Agência dos Correios de Goiana é alvo de assalto na manhã desta terça (30)


A Agência dos Correios da cidade de Goiana foi alvo de assalto na manhã desta terça-feira (30) por volta das 7h30. 

Três homens chegaram ao local em um veiculo e invadiram a agência que fica localizada na Praça Duque de Caxias e abordaram um caminhão baú do SEDEX no momento que o mesmo entrou na garagem.

Os criminosos renderam o vigilante, alguns funcionários e levaram dinheiro do cofre, cinco CPUs, cinco aparelhos celulares, um revolver do segurança e dez munições.

Após o assalto os acusados fugiram tomando destino ignorado. O caso foi registrado pela Depol de Goiana.

Epidemia de diarreia atinge Zona da Mata

Último informe epidemiológico põe Goiana, Macaparana e também São Vicente Férrer(Agreste) entre as cidades mais afetadas na região


Qualidade da água fornecida por carro-pipa precisa ser mais fiscalizada pelas autoridades / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Qualidade da água fornecida por carro-pipa precisa ser mais fiscalizada pelas autoridades.
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Diversas cidades da Zona da Mata do Estado também estão sofrendo com a epidemia de Doença Diarreica Aguda (DDA), conforme o último informe epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde do Estado (SES). A doença está relacionada à água contaminada com vírus e bactérias que podem causar hepatite A, vômitos, disenteria e, mais grave, problemas como falência dos pulmões por necrose. Goiana, Macaparana e São Vicente Férrer (Agreste) são algumas das atingidas. Fazem parte da 12ª Regional de Saúde (Geres), que apareceu, no último boletim da SES, entre as cinco com maior proporção de municípios em zona epidêmica (60%).

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde de Macaparana, Camila Guerra, o município passou por uma crise maior entre abril e junho, quando pediu à SES o envio de hipoclorito para desinfecção da água consumida. O Estado informou que não possuía o produto e só há poucas semanas realizou o repasse. O Recife também viu o número de casos aumentar em 12% em relação ao ano passado.

“De janeiro até 12 de julho, foram 1.372 casos. Somente em junho, 432 pessoas procurando serviço médico. O normal é entre 30 a 50 por semana”, diz Camila Guerra. Levando em consideração o número mais alto, a média ficaria em 200 pessoas com DDA ao mês (o que é um número bastante alto). Em junho, a quantidade de doentes mais que dobrou. A coordenadora disse que, na fase crítica, sem material para limpar a água, lançou mão dos agentes de endemias, que visitaram casas e esclareceram sobre a limpeza de caixas-d’água e outros reservatórios. “Também informamos sobre cuidado com a alimentação e como fazer soro caseiro”, explica. A água da cidade, informa Camila Guerra, sai de São Vicente Férrer, onde há uma estação de tratamento da Compesa.

No Recife, segundo a Secretaria de Vigilância à Saúde, também houve o crescimento de doenças provocadas por água contaminada. Em 2012, de janeiro até 27 de julho, foram 12.666 casos. Em 2013, mesmo período, houve 14.290. Crianças entre 1 e 9 anos foram as mais atingidas: em 2012, entre 1 e 4 anos, ocorreram 3.456 atendimentos. Em 2013, 4.368. Na faixa de 5 a 9 anos, em 2012, foram 1.563 casos, subindo para 2.222 em 2013.

Uma enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, que preferiu não ser identificada, informou que, em junho e este mês, a unidade atendeu um número alto de pessoas com diarreia. “Não somente crianças e idosos, mas muita gente jovem tem chegado doente.” A unidade, ligada ao Estado, recebe principalmente pacientes do Alto José do Pinho, Alto José Bonifácio, Nova Descoberta e Morro da Conceição, na Zona Norte.

ILEGALIDADE - O deputado Antônio Moraes (PSDB), autor de um projeto de lei para regularizar a venda de água potável, diz que parte da comercialização do produto, principalmente no interior do Estado, acontece de forma ilegal. Destaca o envasamento de água em botijões de 10 ou 20 litros a partir de chafarizes, o que fere regulamento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que informa que os botijões só podem ser abastecidos com água mineral.

De acordo com o projeto, a distribuição e comercialização da água potável nos chafarizes ainda seriam permitidas, porém os botijões precisariam ter características diferentes dos recipientes usados para acondicionar a água mineral.

Fonte: JC Online

Pernambuco ocupa 19º lugar em ranking do IDHM. Noronha é o 1º do Estado

f4b89e7327c34dcda471b99c97a8ccdc.jpg
No ranking nacional, Fernando de Noronha ocupa a 76ª posição
Pernambuco figura em 19º lugar no ranking nacional para o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) 2013, divulgado nesta segunda-feira (29). O Estado passou de 0.440 em 1991 para 0.673 em 2010. Em áreas pernambucanas, o arquipélago Fernando de Noronha é a unidade com o IDHM mais alto (0.788). Já no ranking nacional, Fernando de Noronha ocupa a 76ª posição, empatado com outros oito municípios brasileiros. Recife, capital do Estado, está em segundo lugar (0.772), seguido de Olinda (0.735). Manari (0.487), Jurema (0.509) e Itaíba (0.510) são os municípios pernambucanos com os menores índices.

O índice estuda diversas dimensões dos marcadores da educação, expectativa de vida e renda, em uma escala que varia de 0 a 1, considerando o número 1 como o mais avançado. A escala é dividida em cinco faixas - de muito baixo (0,000 - 0,499), baixo ( 0,500 - 0,599), médio (0,600 - 0,699), alto (0,700 - 0,799) e muito alto (0,800 - 1,000). O estudo foi realizado em uma parceria com o Pnud Brasil, Fundação João Pinheiro e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e leva em consideração s critérios da ONU (longevidade, educação e renda da população). os dados são referentes ao Censo do IBGE de 2010, mas foram compilados em 2013.
Com renda per capita de R$ 1034,14, Fernando de Noronha tem uma expectativa de vida de 75,36 anos e um IDHM educação de 0.748. A capital pernambucana tem uma renda per capita média de R$ 1.144,26, com expectativa de vida de 74.50 anos e IDHM educação de 0.698. A renda per capita média olindense é de R$ 640,13 e expectativa de vida de 75.16 anos. O IDHM educação para Olinda é de 0.675. Manari, município pernambucano com o menor índice do Estado, tem uma renda per capita de R$ 155.49, expectativa de vida de 65,89 anos e IDM educação de 0.354. A cidade é a única de Pernambuco com a faixa de desenvolvimento humano considerada muito baixa para os padrões da pesquisa.
CINCO MELHORES DO ESTADOIDHM GERAL
Fernando de Noronha0.788
Recife0.772
Olinda0.735
Paulista0.732
Jaboatão dos Guararapes0.717
CINCO PIORES DO ESTADOIDHM GERAL
Manari0.487
Jurema0.509
Itaíba0.510
Tupanatinga0.519
Caetés0.522
O Distrito Federal é a unidade federativa com o IDHM mais alto (0,824). São Paulo vem em 2º lugar, com 0,783. Já Alagoas e Maranhão figuram como os estados com os piores índices, com 0,631 e 0,639 respectivamente. Das capitais brasileiras, apenas três aparecem entre os dez municípios de maior IDHM: Florianópolis (3º lugar - 0.847), Vitória (4º lugar - 0.845) e Brasília (9º lugar - 0.824). Recife aparece em 210º lugar, em um ranking com 5565 cidades. 

A maioria dos municípios no Sul e no Sudestes estão concentrados na faixa de alto desenvolvimento, com 64,7% cidades do Sul e 52,2% de municípios do Sudeste nesta faixa. No Centro-Oeste e no Norte, a maioria das cidades está com índice de médio desenvolvimento, com 56,9% e 50,3% respectivamente. Apesar da desigualdade entre os estados continuar grande, o percentual diminuiu 25,5% nas últimas duas décadas. Todos os índices analisados podem ser consultados no site do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013.


RANKING NACIONALIDHM Geral
Distrito Federal0.824
São Paulo0.783
Santa Catarina0.774
Rio de Janeiro0.774
Paraná0,749
Rio Grande do Sul0,746
Espírito Santo0,740
Goiás0,735
Minas Gerais0,731
Mato Grosso do Sul0,729
Mato Grosso0,725
Amapá0,708
Roraima0,707
Tocantins0,699
Rondônia0,690
Rio Grande do Norte0,684
Ceará0,682
Amazonas0,674
Pernambuco0,673
Sergipe0,665
Acre0,663
Bahia0,660
Paraíba0,658
Piauí0,646
Pará0,646
Maranhão0,639
Alagoas0,631

Do NE10
Com informações de agências

Missa cantada para Dominguinhos

Amigos e familiares homenagearam músico no Recife


 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Familiares, amigos e fãs de Dominguinhos participaram na noite desta segunda-feira (29), no Recife, da missa de sétimo dia de morte do sanfoneiro. A celebração, presidida pelo padre Josenildo Tavares, aconteceu na Capela da Jaqueira, na Zona Norte. Entre homenagens ao músico, a cantora e ex-mulher de Dominguinhos, Guadalupe Mendonça, aproveitou para reafirmar seu amor pelo artista e disse que abdicou da “carreira e da música por causa dele”.

A missa começou por volta das 20h15. O altar e os bancos da capela foram transferidos para a área externa. A cerimônia foi embalada ao som de oito sanfoneiros. Os cantores Nádia Maia, Pulinho do Acordeon, Cristina Amaral e Walkyria Mendes, que entoaram, entre cânticos religiosos, músicas como Ave-Maria sertaneja (de Luiz Gonzaga) e Amizade sincera (de Dominguinhos e Renato Teixeira). 

O cantor Maciel Melo assistiu à missa, mas não cantou. Parceiro artístico de Dominguinhos, Maciel, que estava em Garanhuns nos dias da morte e do enterro do sanfoneiro, disse que lhe fez uma homenagem no show do Festival de Inverno.

O clima de distanciamento entre as famílias de Dominguinhos, dividida desde o internamento dele até o velório e enterro, continuou evidente na missa. De um lado, próximas ao altar, estavam a filha, Liv Moraes, e sua mãe e ex-mulher do sanfoneiro, Guadalupe Mendonça. Mais afastado, o filho mais velho do músico, Mauro da Silva Moraes. Visivelmente isolado, Mauro disse sentir saudade de escutar a voz do pai ao telefone. 

Após agradecimento de Liv às pessoas presentes na cerimônia, Guadalupe discursou, afirmando que tinha por Dominguinhos um amor incondicional. “Sou a senhora Dominguinhos. Não estou com ele há sete anos, nem a sete meses. Ele tinha ciúmes de me ver cantando para os outros. Só queria que eu gravasse disco. Abdiquei da carreira e da música por causa dele”, disse. “Fiquei com ele até o fim.” No final da cerimônia, o sanfoneiro Camarão tocou a Oração de São Francisco. O Grupo Folclórico Bacamarteiros de Abreu e Lima fez uma salva de tiros.

Do JC
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Jovem de 23 anos é assassinado em Itambé


Um jovem foi assassinado no Bairro Jardim Bela Vista, em Itambé, Mata Norte de Pernambuco, na tarde desta segunda (29). Adriano Martiniano da Silva, 23 anos, foi alvejado por três disparos de arma de fogo onde um deles atingiu a cabeça.

Segundo informações de populares, os autores do crime chegaram em uma motocicleta atiraram contra a vítima e fugiram logo em seguida. Adriano veio a óbito no local. Os autores e motivo do crime até o momento não foram descobertos.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML, em Recife, após levantamento cadavérico feito pela Polícia Civil.

ONU divulga Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios brasileiros. Confira os dados de Timbaúba

Nesta segunda (29) foi divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), órgão da ONU (Organizações das Nações Unidas), o índice de desenvolvimento humano dos municípios brasileiros.

O estudo foi intitulado de "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013" e conta com os dados do Censo Demográfico de 2010 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país e com a pior avaliação aparece Melgaço, no Pará.

Timbaúba

Área
290,64 km²

População (Censo 2010)
53.825 hab.

Densidade demográfica

185,19 hab/km²

IDHM



O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Timbaúba é 0,618, em 2010. O município está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699). Entre 2000 e 2010, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,200), seguida por Longevidade e por Renda. Entre 1991 e 2000, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,135), seguida por Longevidade e por Renda.

Ranking

Timbaúba ocupa a 3735ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 3.734 (67,10%) municípios estão em situação melhor e 1.831 (32,90%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 185 outros municípios de Pernambuco, Timbaúba ocupa a 44ª posição, sendo que 43 (23,24%) municípios estão em situação melhor e 142 (76,76%) municípios estão em situação pior ou igual.

Evolução

Entre 2000 e 2010
O IDHM passou de 0,489 em 2000 para 0,618 em 2010 - uma taxa de crescimento de 26,38%. O hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzido em 25,24% entre 2000 e 2010.
Entre 1991 e 2000
O IDHM passou de 0,367 em 1991 para 0,489 em 2000 - uma taxa de crescimento de 33,24%. O hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzido em 19,27% entre 1991 e 2000.
Entre 1991 e 2010
Timbaúba teve um incremento no seu IDHM de 68,39% nas últimas duas décadas, acima da média de crescimento nacional (47,46%) e acima da média de crescimento estadual (52,95%). O hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzido em 39,65% entre 1991 e 2010.

População

Entre 2000 e 2010, a população de Timbaúba teve uma taxa média de crescimento anual de -0,56%. Na década anterior, de 1991 a 2000, a taxa média de crescimento anual foi de -0,07%. No Estado, estas taxas foram de 1,01% entre 2000 e 2010 e 1,01% entre 1991 e 2000. No país, foram de 1,01% entre 2000 e 2010 e 1,02% entre 1991 e 2000. Nas últimas duas décadas, a taxa de urbanização cresceu 22,21%.

Longevidade, mortalidade e fecundidade

A mortalidade infantil (mortalidade de crianças com menos de um ano) em Timbaúba reduziu 57%, passando de 55,4 por mil nascidos vivos em 2000 para 23,6 por mil nascidos vivos em 2010. Segundo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, a mortalidade infantil para o Brasil deve estar abaixo de 17,9 óbitos por mil em 2015. Em 2010, as taxas de mortalidade infantil do estado e do país eram 20,4 e 16,7 por mil nascidos vivos, respectivamente.


Educação

Crianças e Jovens

A proporção de crianças e jovens frequentando ou tendo completado determinados ciclos indica a situação da educação entre a população em idade escolar do município e compõe o IDHM Educação.

No período de 2000 a 2010, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola cresceu 28,64% e no de período 1991 e 2000, 79,69%. A proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu 122,78% entre 2000 e 2010 e 75,49% entre 1991 e 2000.

A proporção de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo cresceu 83,02% no período de 2000 a 2010 e 157,86% no período de 1991 a 2000. E a proporção de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médio completo cresceu 74,22% entre 2000 e 2010 e 120,91% entre 1991 e 2000.

Renda

A renda per capita média de Timbaúba cresceu 83,22% nas últimas duas décadas, passando de R$174,00 em 1991 para R$233,83 em 2000 e R$318,80 em 2010. A taxa média anual de crescimento foi de 34,39% no primeiro período e 36,34% no segundo. A extrema pobreza (medida pela proporção de pessoas com renda domiciliar per capita inferior a R$ 70,00, em reais de agosto de 2010) passou de 38,14% em 1991 para 26,41% em 2000 e para 14,55% em 2010.

A desigualdade diminuiu: o Índice de Gini passou de 0,57 em 1991 para 0,60 em 2000 e para 0,50 em 2010.

Trabalho

Entre 2000 e 2010, a taxa de atividade da população de 18 anos ou mais (ou seja, o percentual dessa população que era economicamente ativa) passou de 57,13% em 2000 para 56,37% em 2010. Ao mesmo tempo, sua taxa de desocupação (ou seja, o percentual da população economicamente ativa que estava desocupada) passou de 17,58% em 2000 para 12,43% em 2010.


Dados: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013

Confira mais detalhes do estudo sobre Timbaúba clicando aqui