Em 24 de outubro do ano passado, o recém eleito Carlinhos do Moinho (PSB) afirmava que, quando assumisse a Prefeitura de Carpina iria promover uma "demissão em massa" para enxugar a folha da prefeitura. O dinheiro, dizia ele, seria investido na Saúde.
Nesta sexta-feira (3), a Secretaria de Saúde de Carpina, gerida por Albice Mendes, inaugura o quarto Posto de Saúde da Família (PSF) em quatro meses de gestão. O equipamento, localizado próximo à antiga sede do campo Santa Cruz, bairro do Cajá, contará com o Programa de Saúde Bucal.
A Prefeitura ainda destaca que ao assumir a gestão, em janeiro, existiam 12 PSFs dos quais apenas seis funcionavam. A meta é inaugurar mais 6 PSFs até o fim do ano - a prefeitura tem de arcar com contrapartidas, visto que a verba é federal.
A prefeitura também se gaba ter dado inaugurado nesta gestão duas equipes do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que realiza atendimento móvel e ter iniciado a construção de um ginásio esportivo, cuja verba para construção é 60% municipal - com ajudas dos governos estadual e federal.
UPA e SAMU - Neste mês de abril o prefeito comemorou a notícia trazida pelo Secretário de Saúde do Governo de Pernambuco, Antônio Figueira, que avisou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começa a operar na cidade a partir de junho.
O projeto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que estava empancado em Brasília, recebeu um "empurrãozinho" do deputado federal Sérgio Guerra, aliado do prefeito Carlinhos do Moinho. A expectativa é de que o projeto tenha definição - a prefeitura torce pela aprovação - até o final deste mês.
Informações do blog do Jamaildo Melo