O lama também estará à frente de um retiro em Timbaúba, de 1 a 3 de março, coordenado pelo Centro de Estudos Budistas (CEBB) Darmata
CEBB Darmata Timbaúba/PE |
O lama Padma Samten estará no Recife, na próxima quinta-feira (21), para falar sobre “budismo e relacionamentos”, em palestra promovida pelo Centro de Estudos Budistas (CEBB) Darmata, na Academia Pernambucana de Letras (APL), às 20 horas. O lama gaúcho também estará a frente do retiro “Agindo com lucidez: as cinco sabedorias como forma de ação no mundo”, que acontece de 1 a 3 de março, em Timbaúba.
Os ensinamentos de Padma Samten vão de encontro ao senso comum, que associa o budismo à peregrinação dos monges. Segundo o lama, o percurso do budismo, no Oriente, é a prática no meio do mundo, em quaisquer circunstâncias. Por isso mesmo, o budismo tem a ver com as diferentes esferas da vida - a família, o amor, o trabalho.
Padma Samten argumenta que o budismo floresce nas diferentes esferas cotidiana da vida |
Físico com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor de 1969 a 1994, período que dedicou especial atenção à relação entre a física quântica e o budismo, Padma Samten (Alfredo Aveline), fundou em 1986 o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), com sede em Viamão (RS), sendo ordenado lama (sacerdote e professor), em 1996, por Chagdud Tulku Rinpoche.
É no cotidiano, diz ele, que o budismo floresce. A contribuição budista, ainda segundo o lama, não surge para formatar ou disciplinar as pessoas em alguma identidade fixa, mas para apontar o potencial de cada vida humana. O trabalho de Padma Samten se expande em diversas áreas do saber, como a edução, a psicologia, a economia, a administração, a ecologia e a saúde.
Para assistir à palestra na APL, os organizadores sugerem uma contribuição de R$ 30,00, que pode ser feita no local. Já as inscrições para o retiro (R$ 200,00) podem ser feitas pelo e-mail darmata@cebb.org.br ou pelo telefone 8879-7744.
Do Diário de Pernambuco
Fotos da Internet
Fotos da Internet