quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Minha Casa Minha Vida: projeto do Governo Federal sorteia 487 casas em Timbaúba



Aconteceu nesta quarta(30), o sorteio das 487 casas do projeto do Governo Federal Minha Casa Minha vida, com o apoio da Prefeitura de Timbaúba. Foram quase três mil famílias inscritas e posteriormente selecionadas de acordo com critérios da Caixa Econômica Federal, e as famílias mais necessitadas de moradias foram contempladas.

O evento aconteceu no Ginásio Municipal de Esporte Jacques Ferreira Lima, na BR-408, em Araruna, e apesar da grande divulgação por parte da Prefeitura através de veículos de comunicação (contratados pelo Governo Municipal)) e grandeza do evento, contou com um pequeno público(como pode se ver nas fotos), pois se trata do maior programa habitacional da Mata Norte de Pernambuco. Além dos contemplados o que mais se via eram inúmeros funcionários da Prefeitura.

Estavam também presentes o Prefeito Marinaldo Rosendo, Vice-Prefeito Junior Rodrigues, Deputado Estadual Guilherme Uchôa, a  Secretaria de Governo Marileide Rosendo, representando a casa Doutor Manuel Borba estava a Vereadora Ivaneide Ferreira(PR), já que o Presidente da Câmara de Vereadores João Gomes Coutinho(PTB) não compareceu ao evento, o Pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores, o Pe. José Marcos Henrique e alguns vereadores e secretários da cidade. Representando a Caixa Econômica Federal estava a gerente responsável Eunice Martins e o supervisor Francisco Amaral.

O programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Timbaúba, é o maior conjunto habitacional já construído neste município, com investimento de mais de 17 milhões de reais. Além de contemplar com 487 moradias, quem ainda não tem a sua casa, o programa gerou 280 empregos diretos, com 80% da mão de obra composta por timbaubenses. A prioridade da mão de obra local foi uma solicitação do prefeito Marinaldo Rosendo a empresa de engenharia responsável pela construção das casas.

As casas dispõem de 2 quartos, sala, cozinha e banheiro com cerâmica no piso e no box, esquadria de alumínio, teto em pvc e algumas unidades com acessibilidades para os deficientes. O conjunto habitacional ainda conta com praça, asfalto, iluminação, abastecimento d`água e é totalmente saneado.

Ainda terão novas etapas das entregas das casas, acontecerá uma vistoria feita pelos próprios moradores e no dia 14 de fevereiro tem à cerimônia de assinaturas de contratos entre os contemplados das casas com a Caixa Econômica Federal, caso o novo proprietário(a) seja casado será necessário a presença do esposo(a). A entrega inicial está marcada para o dia 18 de fevereiro com a possível presença da Presidente Dilma Rousseff. 

Logo depois dos discursos dos participantes da mesa, chegou a hora mais esperada, o sorteio da localidade das residências, quem será vizinho de quem, em que rua os novos proprietário das novas residências irão morar, no discurso foi lembrado aos presentes que ao assinar o contrato com a Caixa Econômica, o proprietário não poderá se desfazer da casa (vender ou repassar). Caso descumpra os compromissos assumidos com o Banco Federal, fica automaticamente impedido de participar de outro projeto habitacional público. 

Os dez primeiros sorteados foram chamados pelo próprio prefeito Marinaldo Rosendo e a primeira sorteada e futura moradora do conjunto residencial do projeto habitacional federal Minha Casa Minha Vida em Timbaúba, foi a senhora Marlene Bernado da Silva, sua nova residência será na Quadra 14, casa nº 01, como não poderia ser diferente, muito emocionada ela chorou de alegria


A primeira sorteada e futura moradora do conjunto residencial do projeto habitacional federal Minha Casa Minha Vida em Timbaúba, foi a senhora Marlene Bernado da Silva, sua nova residência será na Quadra 14, casa nº 01, como não poderia ser diferente, muito emocionada ela chorou de alegria

Segunda  sorteada







Por Renato Melo
Fotos: Aldair Freire