domingo, 18 de novembro de 2012

Um verdadeiro "balé" de aeronaves nos céus de Macaparana

A Esquadrilha Fumaça teve sua primeira apresentação no dia 14 de Maio de 1952, e vem se aperfeiçoando a cada ano. Já são sessenta anos de perícia e técnica.
E esta apresentação em Macaparana faz parte da comemoração da semana da asa, Nossos agradecimentos ao Segundo Comando Aéreo em Recife (II COMAR)


No sábado(17 ) a cidade de Macaparana parou para assistir em seu céu azul um verdadeiro espetáculo de precisão e harmonia, onde homens e máquinas voadoras desafiavam a gravidade e o espaço. Pilotos militares bem treinados demostravam ao público que compareceu pela manhã no local do futuro pátio de eventos neste sábado,  um verdadeiro balé com aviões. 

Em 2012 a apresentação em território macaparanense foi a de número 122, várias cidades do Brasil e pelo mundo tiveram esse privilégio. No sábado a tarde foi a vez de Recife. No domingo(18), no Rio Grande do Norte e depois segue para a Venezuela. Comemorando em 2012, 60  anos de existência, acrobacias e muita precisão, a Esquadrilha da Fumaça, deixa"fumaça" e boas lembranças em Macaparana.

Macaparana recebeu pela primeira vez na Mata Norte de Pernambuco, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. Foram 40 minutos de apresentação com sete aeronaves. A apresentação foi iniciada por volta das 9h30min com público de aproximadamente cinco mil espectadores composto principalmente por famílias e pessoas que aproveitavam a manhã de muito sol no sábado. 

A aeronave que mais chamou a atenção foi a de número sete, ou aeronave isolada, como é chamada, por realizar algumas manobras individuais enquanto as demais se preparam para as manobras em grupo. Com "velocidade zero", a aeronave simulava parafusos em seus movimentos, causando ansiedade no público.




    


Por Reginaldo Silva
Fotos: Romário Marques e 
Renato Melo