sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rebelião na Funase de Abreu e Lima, um adolescente morto e destruição

Reeducandos arremessaram partes do corpo da vítima por cima do muro da unidade



Um princípio de motim, na noite desta sexta-feira (30), deixou o clima bastante tenso na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), localizada em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. O cenário de violência foi instaurado e um adolescente foi morto dentro da unidade, tendo sua cabeça cortada. De acordo com a assessoria do órgão, internos teriam arremessado pedaços do corpo da vítima por cima do muro, numa tentativa de intimidação a ação policial.
As chamas se espalharam rapidamente após reeducandos do pavilhão cinco, se unirem a mais sete, dos treze, pavilhões e atearem fogo em vários objetos e roupas. Cerca de 50 internos do pavilhão de segurança foram removidos para o prédio do Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), localizado a poucos metros do local. Uma equipe do Corpo de Bombeiros controlou o fogo, que destruiu parte da área comum.
A confusão seria motivada por insatisfação dos menores diante da atual gestão e conflitos entre grupos rivais. Versão não confirmada pela direção. O Batalhão de Choque da Polícia Militar, além de equipes da Rádio Patrulha, estiveram no local e controlaram a situação por volta das 22h30.
Foi realizada uma vistoria nas instalações da unidade, assim como a recontagem dos reeducandos. No lado de fora, pais e familiares dos adolescentes se aglomeraram, em meio a muita aflição, em busca de informações. 

Ainda de acordo com a direção, uma sindicância será aberta para apurar os reais motivos da rebelião, assim como, os responsáveis pela morte, com requintes de crueldade, do adolescente. Segundo o órgão a situação já está efetivamente controlada. A unidade da Funase em Abreu e Lima tem capacidade para 96 adolescentes, mas, atualmente, abriga 293. 


Da Folha PE