sexta-feira, 16 de novembro de 2012

“Greve” das prefeituras pernambucanas encerra-se hoje, sexta-feira(16)


             :
As prefeituras de Pernambuco que fecharam suas portas na última segunda-feira em protesto contra a queda do FPM deverão reabri-las a partir da próxima segunda. A “greve” foi incentivada pelo presidente da Codeam e prefeito de Palmeirina, Eudson Catão (PSB), com apoio do presidente da Amupe, Jandelson Gouveia (PR), que é também prefeito de Escada.

Eles dizem que as prefeituras já fizeram os ajustes que tinham que fazer mas ainda assim não geraram os recursos necessários para pagar o 13º salário do funcionalismo. Não se sabe ao certo quantas prefeituras de Pernambuco aderiram ao movimento. Mas, pelos cálculos da Amupe, a maioria das que ficam no Agreste Meridional abraçaram a causa.
O movimento deverá ser encerrado nesta sexta-feira e aparentemente foi vitorioso.

Isso porque os prefeitos de Pernambuco e de outros estados conseguiram ser recebidos em Brasília pela ministra Ideli Salvati. Eles pedem ao governo federal a liberação de uma “quota extra” de FPM para não deixar as contas no vermelho para os seus sucessores.

A ministra garantiu que o governo irá compensar eventuais perdas do FPM, mas só depois que reexaminar as contas. Por essa razão, só no próximo dia 29 é que dará uma resposta aos prefeitos sobre esta reivindicação.