Terceira tentativa de acordo entre Usina Cruangi e Sindicape acontece na sede do MPT
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realiza amanhã (10), às 15h, mais uma audiência com representantes da Usina Cruangi e do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindicape). A nova tentativa pretende encontrar maneiras para o pagamento das dívidas da usina com os fornecedores.
Em setembro, reconhecendo que não pagava salários desde 15 de maio, a Usina Cruangi firmou termo de ajuste de conduta (TAC) com o MPT comprometendo-se a rescindir os contratos de trabalho dos empregados que manifestassem interesse na rescisão e dos empregados que a empresa não pudesse manter, entregando-lhes as guias necessários ao recebimento do seguro-desemprego e ao saque do FGTS. Logo depois, o MPT ingressou com Ação Cautelar contra a empresa e pediu à justiça trabalhista que fosse criada conta judicial para, em caso de venda da cana-de-açúcar pertencente à usina, parte do valor fosse depositado com o intuito de quitar os débitos trabalhistas.
A justiça do Trabalho deferiu os pedidos, inclusive solicitando que eventuais valores à disposição das justiças Federal e Estadual da Paraíba fossem destinados à quitação das dívidas trabalhistas. No entanto, os fornecedores da Usina Cruangi não foram contemplados no acordo firmado há um mês e o MPT busca, amanhã , discutir as possibilidades para o pagamento dos mais de 100 fornecedores de cana-de-açúcar associados do Sindicape.