quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tremor de terra inédito registrado no Agreste de Pernambuco


De acordo com especialistas, o fenômeno aconteceu em uma área sem sismicidade conhecida

Mapa de localização epicentral. O epicentro é denotado pela estrela amarela. Os triângulos vermelhos indicam as estações NBLI (Livramento-PB) e NBCA (Caruaru-PE) (Divulgação)
Mapa de localização epicentral. O epicentro é denotado pela estrela amarela. Os triângulos vermelhos indicam as estações NBLI (Livramento-PB) e NBCA (Caruaru-PE)

Um tremor de terra em uma região até então desconhecida pela propensão à sismicidade mobilizou estudiosos do assunto nesta quarta-feira (10). O tremor foi registrado na divisa dos municípios de Bezerros e São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, às 13h16 e atingiu a magnitude de 2.3. O fenômeno foi registrado na estação de Livramento, na Paraíba, da Rede Sismográfica do Nordeste (RSISNE).

De acordo com especialistas, considerando as áreas estudadas na região Agreste, o evento está localizado em uma área cuja sismicidade era até então desconhecida, ou seja, nada semelhante havia acontecido na região.

Registro do evento de magnitude 2.3 pela estação NBLI (Divulgação)

Registro do evento de magnitude 2.3 pela estação NBLI

A informação foi divulgada pelo blog Sismos do Nordeste, que tem por finalidade divulgar notícias sobre os tremores de terra que ocorrem no Nordeste brasileiro e assuntos correlatos. Os dados são de responsabilidade do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), Departamento de Geofísica (DGEF), Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET).