quarta-feira, 5 de setembro de 2012
O “40” de Geraldo Júlio no Recife, ajuda candidatos socialistas no interior
O volume de campanha do candidato do PSB à prefeitura do Recife, Geraldo Júlio, especialmente na TV, tem ajudado por tabela aos candidatos do partido no interior. A força do número “40” alavancou muitos candidatos que se encontravam em desvantagem nas pesquisas a exemplo de Júnior Matuto (Paulista), Severino Ninho (Igarassu), Vado da Farmácia (Cabo de Santo Agostinho) e Demóstenes Meira (Camaragibe) e consolidou Ettore Labanca à reeleição em São Lourenço.
Para azar de Humberto Costa, o julgamento do mensalão coincidiu com a campanha municipal, puxando para baixo os candidatos do PT nos grandes colégios eleitorais. É que desde o dia 2 de agosto último, data do início do julgamento, raro foi o dia em que esse processo não mereceu chamada no Jornal Nacional, o mais importante noticiário da televisão brasileira. Isso arranhou bastante a imagem do partido conforme admite o ex-vereador Dilson Peixoto, coordenador da campanha do senador.
Prova disso é que, hoje, diferentemente do que ocorreu nas cinco campanhas de Lula para presidente da República, não se vê mais jovens idealistas portando no peito a estrela do PT. É um movimento oposto ao do PSB, que contaminou fortemente o Recife e cidades da área metropolitana. O PSDB também tem tirado proveito da repercussão negativa da condenação de petistas envolvidos no mensalão haja vista o rápido crescimento da candidatura do deputado Daniel Coelho.
Do Blog de Inaldo Sampaio