sexta-feira, 14 de setembro de 2012

MPT faz reunião com Usina Cruangi e Sindicape para buscar acordo sobre pagamento dos fornecedores


Nova audiência para chegar a acordo para pagamento ocorre na segunda-feira 24 de setembro

Os trabalhadores da Usina Cruangi iniciaram esta manhã a ocupação da área. Foto: Usina Cruangi/Divulgação 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realizou hoje (14) reunião com representantes da Usina Cruangi e do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindicape). No encontro foram discutidas maneiras para o pagamento das dívidas da usina com os fornecedores.


No último dia 5, a Usina Cruangi firmou Termo de Ajuste de Conduta com o MPT a fim de efetuar o pagamento atrasado em mais de três meses aos trabalhadores da usina. Na semana passada, o MPT ingressou com uma Ação Cautelar contra a empresa solicitando à justiça trabalhista que criasse conta judicial para que, em caso de venda da cana-de-açúcar da empresa, fosse depositado parte do valor para quitar débitos trabalhistas somente. A justiça do Trabalho acatou os pedidos e requereu ainda que eventuais valores à disposição da justiça federal fossem liberados para pagar parte da dívida trabalhista.

No entanto, no TAC firmado há duas semanas os fornecedores da Usina Cruangi não foram contemplados tendo hoje a oportunidade para discutir quais as medidas a serem tomadas para a quitação da dívida com mais de 100 fornecedores integrantes do Sindicape. Ficou decido que na próxima semana será feito levantamento sobre que valores foram liberados pela justiça Federal, se há ainda a chamada Cota Americana à disposição da empresa e quais são os débitos trabalhistas dos fornecedores para que se possa buscar um acordo. Nova audiência com Usina Cruangi e Sindicape ocorre na segunda-feira 24 de setembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MPT-PE