No inicio deste mês foi divulgado o resultado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) para os anos iniciais do ensino fundamental (ou fundamental um, como muitos chamam).
Apesar de ter crescido 6% (0,2 pontos) em relação a ultima avaliação do IDEB em 2009, Timbaúba não se saiu muito bem. Essa foi a avaliação em que nossa cidade ficou mais distante da meta desde que o ideb foi criado. O melhor resultado de Timbaúba foi em 2007, único ano em que Timbaúba atingiu a meta.
Em todo o estado de Pernambuco, Timbaúba ficou apenas com a 90ª melhor média no IDEB alcançando apenas o resultado 3,8 pontos onde deveria alcançar a meta de 4,2 pontos ficando 10% abaixo da meta. Dentre as 12 escolas avaliadas em Timbaúba, a maioria não atingiu a meta, apenas duas foram aprovadas, as restantes precisam melhorar o ensino. Destaque para as escolas DR ANTONIO GALVÃO CAVALCANTI (cinco pontos) e a ESCOLA CORONEL JOÃO DE ANDRADE (3,3 pontos) que ficaram 4% e 3% acima da meta, respectivamente, e deve manter esse crescimento. Três escolas estão em estado de atenção. São as escolas que cresceram no IDEB, mas não atingiram a meta. São elas:
• Escola Coronel Manuel Caetano
• Escola Engo Mario De Queiroz Galvão
• Escola Maria Emilia Vasconcelos
Cinco escolas estão em estado de alerta, pois além de não terem atingido a meta ainda tiveram uma queda no resultado do IDEB são elas:
• Escola Alaíde Muniz Dias caiu 35%,
• Escola Bernardo Vieira De Melo caiu 19%,
• Cies Fernando Andrade De Queiroz caiu 15%,
• Centro Edu Mª Emilia Dutra Ferreira Lima caiu 19%,
• Clovis Salgado caiu 8%.
Outras duas escolas não poderiam ser avaliadas, pois estavam sem média na Prova Brasil. São elas:
• Elvira de Albuquerque Maranhão
• Municipal José Moacir Filho
Nenhuma das escolas do município alcançou seis pontos, valor necessário para ser considerada uma escola de referência.
Obs.: Resultados das escolas municipais de Timbaúba.
O que é o Ideb e como são calculadas as notas?
O IDEB é um índice resumido que deve ser detalhado para um perfeito entendimento sobre seu valor. Leve sempre em conta o crescimento, as metas atingidas, e os componentes de fluxo e aprendizado. O Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) foi criado pelo INEP/MEC e busca representar a qualidade da educação a partir da observação de dois aspectos: o fluxo (que é a taxa de aprovação dos alunos) e o desenvolvimento dos alunos (médias dos resultados dos alunos em português e matemática na Prova Brasil).
A avaliação é feita a cada dois anos.
Escrito por Romário Marques
Colaboração: Reginaldo Silva
Renato Melo
Fonte: Portal do IDEB
Escrito por Romário Marques
Colaboração: Reginaldo Silva
Renato Melo
Fonte: Portal do IDEB