Venho acompanhando todo esta polêmica e torturante situação da Usina Cruangi aqui em Timbaúba, uma empresa sólida que durante anos empregou milhares de timbaubenses e moradores de cidades vizinhas, em seus engenhos, e em época de moagem na sua indústria. Sempre me orgulhei de ser de Timbaúba e ter em nossa cidade um grupo empresarial que ajudava economicamente e socialmente meus conterrâneos, digo isto porque milhares de pessoas tiravam de lá seu sustento familiar.
Enquanto em outras cidades a exemplo de Catende e a vizinha Aliança suas usinas enfrentaram graves problemas, até atingir o inesperado e indesejável, o fechamento de suas atividades deixando seus funcionários e suas famílias a mercê da sorte até encontrarem outras atividades profissionais.
Agora nos últimos dias, vários protestos foram realizados em frente a sede da usina, chegando até o fechamento da BR 408 no acesso a sede da empresa, onde centenas de trabalhadores se juntaram reivindicando os seus salários atrasados a muitos dias ou melhor meses. Apesar de causar muitos transtornos para todos que usam aquela importante rodovia, mais nós compreendemos que é por uma reivindicação justa.
Diga-se de passagem, uma reivindicação justíssima, onde claro, também é necessário fazer isto só assim irão chamar a atenção das autoridades para que juntos trabalhadores,
os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais das cidades envolvidas e proprietários da empresa encontrem uma solução para este lamentável fato.
Só que alguns fatores me chamaram atenção, por exemplo, um encontro marcado no último dia 23 de julho na sede da AFCP. Os fornecedores deliberaram que o problema da Cruangi deve chegar ao governador.
Compareceram à assembleia, os deputados Aluisio Lessa (PSB), Henrique Queiroz (PR), Maviael Cavalcanti (DEM) e Antônio Moraes (PSDB). E ainda os prefeitos das cidades de Nazaré da Mata, Aliança, Vicência, Itambé, Macaparana e os vice-prefeitos de Lagoa de Itaenga e Ferreiros.
O deputado Aluisio Lessa (PSB) se comprometeu em agendar uma audiência com governador Eduardo Campos... Lendo a matéria que foi divulgada no Site da Associação dos Fornecedores de Cana de PE, percebi que todos os prefeitos convidados a acharem soluções para este grande problema de interesse de todos da região compareceram ou mandaram seu vice. Menos o senhor prefeito de Timbaúba, não foi e nem mandou representante, por que será? e os deputados que o chefe do executivo de Timbaúba apoiou.
Por sinal os mais fortes e mais votados do estado de PE, não diz nada sobre isso? Ou estão muito ocupados com outros assuntos, ou então o fato de uma indústria do porte da Usina Cruangi que emprega quase quatro mil pessoas fechar não interessa a eles?
Por isso e por outros fatores que nossa cidade Timbaúba sempre aparece nos noticiários como uma das cidades que tem os maiores índices de desemprego do Brasil, contrariando os que fazem parte da atual administração, e contradizendo as promessas de campanha do nosso atual gestor no último pleito para prefeito que que dizia trazer empresas para gerar postos de trabalhos em nossa cidade.
Muito pelo contrário, o povo está perdendo seus empregos. Exemplo disso é a matéria divulgada por este blog que diz que Timbaúba PE lamentavelmente é a 9ª cidade que mais demite em todo Brasil, segundo o Ministério do Trabalho
Se em ano eleitoral é assim, imaginem depois. O que dá a entender é que assuntos que envolvem pessoas simples não interessam aos poderosos, deveriam eles saber que o voto do rico e do pobre tem o mesmo peso e importância.
Escrito por Reginaldo Silva
Fotos: FETAPE e Timbaúba Agora