O Festival de Inverno de Garanhuns muda a rotina do município do Agreste pernambucano durante os dez dias de realização do evento. O fluxo de pessoas com destino a Garanhuns aumenta consideravelmente exatamente nas sextas-feiras, início do fim de semana. Nesta sexta (13), primeira do FIG 2012, o número de viagens da única linha intermunicipal de ônibus que liga Recife a Garanhuns, a Jotude, aumentou 60%, de 15 para 24 viagens.
Segundo o gerente de vendas da empresa, José Braz, "a previsão é de um movimento maior do que ano passado". Ele aponta que pessoas de municípios vizinhos, como Lajedo, Bom Conselho, Angelim entre outros, também vêm a Garanhuns nesta época para apreciar a programação cultural do FIG, mas que a maioria dos passageiros partem do Recife.
Vários recifenses vieram da capital pernambucana especialmente para o Festival de Inverno de Garanhuns e vão ficar em casas alugadas coletivamente,casa de amigos, de parentes posadas ou em hotéis.Entre as atrações que elas ressaltam estão a banda Academia da Berlinda e Lenine. Mas os shows não são o único atrativo do Festival de Inverno: "O frio é um dos melhores atrativos do FIG",