quarta-feira, 11 de julho de 2012

Interior de PE oficializa primeiro casamento homoafetivo, foi em Caruaru


De mãos dadas e levando consigo a bandeira do movimento gay, Theodora Nascimento e Raquel Bibiano adentraram no Fórum de Caruaru, tendo a certeza de que aquela noite seria um marco na história dos direitos humanos do município. Theodora e Raquel, Solange e Janaína estavam radiantes e em vários momentos se emocionaram. Sob os aplausos dos amigos, familiares e integrantes do movimento gay de Caruaru, os dois casais se beijaram e trocaram as alianças.


 "Tudo o que eu quero é respeito para mim e para minha família. Com essa cerimônia quero gritar ao mundo inteiro que não existem regras para o amor", com olhos marejados enfatizou, Theodora Nascimento.


O casamento civil, antes uma exclusividade para os casais heterossexuais, foi finalmente reafirmado como direito também dos casais de mesmo sexo. Na noite desta quarta-feira, o juiz Adelmo Barbosa, oficializou a união de dois casais homossexuais.


"Sei que a iniciativa é mal vista por inúmeras pessoas, inclusive pela Igreja Católica, a qual sou seguidor. Porém eu não posso, enquanto católico, misturar minha situação religiosa com o magistrado. Estou fazendo isso em nome do Estado e da constituição desse País que atribui a todo cidadão direitos iguais. 


Além do mais, no artigo 1.521 do código civil que fala dos impedimentos para o casamento, em nenhum momento diz que não se pode casar pessoas do mesmo sexo", declarou o juiz Adelmo Barbosa, justificando sua sentença favorável ao casamento homoafetivo.


Folha PE