segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ensino público do Estado é destaque



Durante a última semana, integrantes da rede estadual de ensino participaram do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Florianópolis, Santa Catarina, que teve como tema “Democratização, Emancipação e Sustentabilidade”. Na ocasião, a Secretaria Estadual de Educação apresentou a experiência da oferta do ensino médio integrado ao curso profissionalizante, como ocorre nas escolas integrais de Pernambuco. Hoje, o Estado dispõe de 230 escolas de referência e outras 25 escolas técnicas. Alunos e professores dessas escolas, além de representantes da SEE, puderam participar do evento com trabalhos voltados para tecnologia, programação, informática, sustentabilidade e logística.

Em uma mesa redonda que discutiu o ensino médio integrado ao profissional, o secretário executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, expôs a política pública implantada em Pernambuco. “Nossas unidades educacionais recebem toda a preparação estrutural e o fortalecimento pedagógico para adotar o ensino médio integralizado ao técnico. Não é uma tarefa fácil e por isso existe uma grande equipe e uma secretaria executiva para desenvolver de maneira satisfatória essa política pública. E as metas estão sendo atingidas, hoje temos 230 instituições de referência, algumas delas já integralizam o ensino médio a cursos técnicos, além das 25 escolas técnicas. Em 2014, fecharemos com 300 unidades de referência e 60 técnicas. Isso nos garante atender a toda a população de ensino médio com essa proposta diferenciada”, explica Dutra.

Dos 184 municípios pernambucanos, 136 já possuem unidades públicas de ensino integral/semi-integral ou técnicas. O resultado po­de ser constatado através do índice de aprovação dos estudantes (de 80,2% para 90%), da redução do abandono escolar (de 11,1% para 2,6%) e da aprovação de 3.800 alunos em vestibulares realizados no ano de 2011, sendo 65 em primeiros lugares.

Entre as unidades de ensino que participaram do evento em Santa Catarina, estavam a Escola Técnica Estadual Governador Miguel Arraes de Alencar, de Timbaúba, e Escola Técnica Estadual Cícero Dias, de Boa Viagem. A Miguel Arraes apresentou promoveu uma feira de empreendedorismo. Os alunos apresentaram as empresas fictícias que criaram, no caso dos alunos de Administração, e os softwares, idealizados pelos jovens de Informática de Programação. Já os estudantes da Cícero Dias, apresentaram Jogos Digitais.


com informações da assessoria da SEE