quarta-feira, 16 de maio de 2012

A primeira vaia da presidente DILMA


        Foto: ABr
A presidente Dilma estreou de fato na política, ontem, ao levar a primeira vaia em público dos prefeitos que organizaram uma marcha a Brasília para acelerar a votação da distribuição dos royalties do petróleo. E foi justamente quando tratou dessa questão específica que ocorreu a manifestação hostil.
Os gestores não gostaram de saber que se o projeto passar os recursos só entrarão nos cofres dos municípios a contar da data de aprovação da medida e não de forma retroativa. Na verdade, a presidente foi muito sincera.
O problema foi como se expressou, passando antipatia e, o pior, arrogância. Se ela tivesse antes reconhecido as dificuldades dos municípios, que são muitas, provavelmente ninguém vaiaria, nem mesmo os que ali já foram com essa intenção.
Dilma é durona, tem uma personalidade forte e muitos ministros tremem quando estão diante dela. Foi assim lá atrás, quando coordenou o Governo Lula substituindo José Dirceu, e está sendo agora no exercício da Presidência da República.
Trata-se de um traço da sua personalidade, que não vai mudar nunca, até porque lhe falta jogo de cintura, tato político, o que não se adquire da noite para o dia, principalmente quando não se tem interesse.