sábado, 28 de abril de 2012

Dossiê revela situação precária de delegacias em Pernambuco

Materiais apreendidos ocupam espaço na Delegacia da Macaxeira (Foto: Luna Markman/ G1)Materiais apreendidos ocupam espaço na
Delegacia da Macaxeira (Foto: Luna Markman/ G1)
O Sindicato da Polícia Civil (Sinpol) de Pernambuco realizou um levantamento sobre a situação de delegacias na Região Metropolitana do Recife e interior do Estado. Em 11 dias de trabalho, no início de abril, uma equipe visitou 120 imóveis e constatou em todas eles uma série de irregularidades.
A data que o dossiê será entregue ao governo estadual ainda não foi definida pelo Sinpol. Procurada pela equipe de reportagem, o secretário da Secretaria de Defesa Social (SDS), Wilson Damázio, informou que todas as 251 delegacias civis do estado serão reformadas até 2014. "O governo [estadual] vai investir R$ 200 milhões nessa reforma", disse.

O Sinpol visitou delegacias localizadas no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, no Grande Recife; Vitória de Santo Antão e Sirinhaém, na Mata Sul; Paudalho e Nazaré da Mata, na Mata Norte; Caruaru, Canhotinho e Garanhuns, Calçado e Surubim, Vertentes e Poção, Venturosa e Itaíba, no Agreste; Manarí, Petrolândia, Moreilândia, Bodocó, Mirandiba, São José do Belmonte e Sertânia, no Sertão.

O dossiê denuncia as condições precárias nas quais se encontram muitas delegacias em Pernambuco. Alguns problemas são comuns em todos os imóveis, como péssimas condições estruturais, com paredes rachadas e tetos cedendo, falta de xadrez, banheiros, alojamentos adequados e equipamentos de trabalho, pouco efetivo, além da quantidade insuficiente de coletes à prova de balas - muitos agentes utilizam coletes com o prazo de validade vencido.
Piscina suja e carros apreendidos na Delegacia de Caruaru (Foto: Divulgação/Sinpol)Piscina suja e veículos apreendidos na Delegacia
de Caruaru (Foto: Divulgação/Sinpol)
Na Delegacia de Caruaru, no Agreste, o relatório informa que há uma piscina desativada, com água dentro, o que é um risco à proliferação do mosquito da dengue.
Na de Canhotinho, também no Agreste, os agentes, tanto homens quanto mulheres, têm que usar o vaso sanitário de uma sela. Fora que o imóvel já sofreu uma interdienção do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em 2011, pois havia morcegos defecando no local.  Os animais continuam lá, afirma o relatório.
Fiação exposta, mobília velha e material apreendido ocupando espaço de trabalho também são problemas bastante comum. O G1 foi na Delegacia da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, onde pilhas de produtos tomam conta do lugar que deveria ser a seção de investigação e sala de reconhecimento. Das duas celas que existem, uma está abarrotada de apreensões, assim como um dos corredores.
A equipe do Sinpol ainda encontrou situações em que agentes civis fazem cota para pagar funcionários de limpeza e botijões de água mineral, além de delegacias com ordem de despejo, com corte de luz e de energia. A Delegacia de Paudalho, na Mata Norte, por exemplo, funciona em um prédio improvisado da Promotoria Pública, que, segundo o dossiê, já solicitou a devolução do mesmo. A delegacia "original" estaria a mais de três anos em reforma.
Celas inabitáveis na Delegacia de Moreno (Foto: Luna Markman/ G1)Celas inabitáveis na Delegacia de Moreno
(Foto: Luna Markman/ G1)
A equipe do G1 também foi à Delegacia de Moreno, na Região Metropolitana, contemplada no relatório, e verificou que parte do reboco do setor administrativo está caindo e que não há estante para arquivar documentos policiais. O alojamento é só um espaço para colocar o colchão. O quintal virou depósito de motos apreendidas, cujos inquéritos já foram concluídos e os veículos já estão à disposição da Justiça. Um carro apreendido está "guardado" no meio da rua.
O xadrez do prédio está inabitável. Sujo, com mofo na paredes e muito lixo. Sem qualquer segurança. Completamente abandonado. Quando alguém precisa ser detido, é algemado em uma estante em uma das salas para não fugir. Fora que, há dois meses, a delegacia está sem delegado titular. O antigo se aposentou e o titular do Curado está acumulando as duas funções. Segundo o Sinpol, o novo delegado foi nomeado e deve assumir na próxima quarta-feira (03). O efetivo conta com 19 policiais, ma o plantão é coberto só por um agente.

De acordo com o presidente do Sinpol, Cláudio Marinho, esta é a primeira vez que o sindicato faz um levantamento tão detalhado. "Encontramos deficiências em coisas básicas, como falta de banheiro femino e coletes a prova de bala. Muitas delegacias funcionando em imóveis improvisados e servindo de depósito. Além da falta de efetivo, que obriga a trabalhar por hora extra. O policial já tem uma função estressante e ainda tem que trabalhar em situação precária", disse.

O diretor de imprensa do Sinpol, Geroge Neves, disse que o dossiê constatou que o governo investe mais na capital e alguns municípios da Região Metropolitana em detrimento do interior. "Até mesmo em cidades importantes, como Ipojuca e Cabo [de Santo Agostinho], há problemas. O que vocês encontraram aqui em Moreno se repete em muitos outros lugares", falou.

Agentes têm que usar sanitário de cela em Canhotinho (Foto: Divulgação/Sinpol)Agentes têm que usar sanitário de cela em
Canhotinho (Foto: Divulgação/Sinpol)
ObrasPor meio de nota ao G1, a SDS mandou uma listagem sobre as obras atualmente em execução e as previstas para o orçamento de 2012. Neste ano, foi entregue o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) e estão em obras 13 delegacias e a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA).

O serviço na delegacia do Janga e Ponte dos Carvalhos está programado para este ano também. Obras em outras 19 unidades, entre delegacias de plantão, Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), estão programadas no orçamento 2012.

A previsão de reformas e construções para 2013 e 2014 só será informada após a conclusão do planejamento elaborado ano a ano pelas divisões de engenharia dos órgãos operativos da SDS. A secretaria informou que não teve tempo hábil para repassar os valores de cada obra e lembrou que a Unidade de Engenharia da SDS também executa as construções e reformas da Áreas Integradas de Segurança (AIS), onde funcionam Batalhões e Delegacias Seccionais juntas.
Óculos usado na espionagem (Foto: Divulgação/Sinpol)Óculos usado na 'espionagem' na sede do Sinpol
(Foto: Divulgação/Sinpol)
EspionagemNa manhã desta quinta-feira (26), o Sinpol foi alvo de espionagem. Um policial civil ligado ao setor de Inteligência da Corregedoria da SDS foi à sede do sindicato colher informações com o presidente, Cláudio Marinho, sobre a campanha salarial, as estratégias e próximos passos do movimento da categoria. Durante a conversa, Marinho desconfiou dos óculos utilizados pelo agente e pediu para vê-los, verificado que se tratava de um aparelho de espionagem, com câmera e microfone.

A diretoria do Sinpol prestou queixa na Delegacia da Boa Vista, mandou um ofício para a Procuradoria Geral de Justiça e entregou os óculos ao Ministério Público de Pernambuco. O secretário da SDS, Wilson Damázio, afirmou que o agente e a delegada responsável pelo setor foram afastados das funções e um inquérito administrativo foi instaurado para apurar o fato. "Para nós, os sindicatos, esses prédios onde funcionam as nossas entidades, são sagrados", pontuou.


Do G1 PE