Bem diferente da falsa propaganda, Pernambuco aparece na 16ª posição entre os Estados melhores avaliados, abaixo, pasmem, no Nordeste, do Piauí, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas. Pernambuco supera apenas o Ceará, o Maranhão e a Paraíba.
Nos últimos cinco anos, o Governo do Estado fez grandes investimentos na Saúde. Construiu três novos hospitais para desafogar o velho e congestionado Hospital da Restauração, tirou do papel a promessa de UPAS – Unidades de Pronto-Atendimento, sucesso em outros Estados, chegando a entregar 14 unidades.
Mas quem depende do SUS não percebeu melhoras, porque o atendimento continua ruim, há carência de médicos, falta de remédio e de um sistema emergencial mais eficaz.
Se Recife aparece na 10ª posição entre as capitais do País e a melhor do Nordeste, dá para concluir que o Governo concentrou os investimentos na Região Metropolitana e esqueceu o Interior.
Um dado que chama a atenção na pesquisa do Ministério da Saúde: só 2% dos brasileiros estão satisfeitos com os serviços do SUS – o Serviço Único de Saúde. Apenas 347 municípios brasileiros ganharam a nota sete em termos de qualidade de serviço. Capital do turismo nacional, com um dos melhores serviços de infraestrutura, o Rio de Janeiro aparece como o pior colocado, com nota 4,33%. Dos municípios pesquisados, 20,7% foram reprovados.