Policiais do 16º Batalhão da Polícia Militar, lotados no posto policial instalado no Cais de Santa Rita, no Recife, estão sendo denunciados por constrangimento ilegal. Neilton Lopes, de 20 anos, turista de Belo Horizonte e o universitário recifense Walace Fontenele, de 18 anos, contam que foram abordados com violência por um PM do local. O caso aconteceu esta manhã quandoos dois estavam em um grupo de 10 pessoas aguardando um ônibus para o bairro deSetúbal, de volta do carnaval do Recife Antigo.
Segundo Neilton, o policial teria batido com o cacetete em uma lata de lixo, exigindo que o casal parasse de se beijar. Em seguida, de acordo com o estudante, o PM teria começado a agredir o casal verbalmente. Uma amiga dos jovens, uma estudante de 25 anos, teria se manifestado e o policial teria retirado as algemas, ameaçando prendê-la por desacato à autoridade e chamando reforço policial para o local.
"Eu vim de outro lugar onde não tem absurdos como este. Vi aqui no Recife pessoas iguais a mim e a gente acha que o policial é um profissional em quem a gente deve confiar, que está aqui pra proteger a gente e se depara com uma coisa dessas", relata o estudante. O caso foi encaminhado para a Delegacia de plantão da Rio Branco, no Recife Antigo.
Com informações da repórter Adaíra Sene
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR