domingo, 8 de dezembro de 2013

Um domingo voltado para a fé no Morro da Conceição, no Recife

Ponto alto das homenagens a Nossa Senhora da Conceição é neste 8 de dezembro


O dia oficial é somente neste domingo, mas no sábado o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, já estava empanturrado de gente e fé. A festa em homenagem a Nossa Senhora, que ocorre há 109 anos, faz o bairro virar foz de peregrinos, orações e cumprimento de promessas.

Ao longo do dia foi possível ver milhares de homens, mulheres, idosos e crianças celebrando a santa, num movimento que vai se estender até o final desta domingo.

O ponto alto da festa, que teve início no último dia 29, é a procissão de encerramento, que vai do Forte do Brum até o Morro da Conceição.

Para atender a população, 82 linhas serão reforçadas, com mais 203 veículos e 1.830 viagens em relação aos domingos sem programação especial, totalizando 510 coletivos atuando na área. No dia de ontem, 25 linhas tiveram as frotas reforçadas com 48 ônibus, ampliando em 322 o número e viagens de um sábado normal.

No morro, aos pés de Nossa Senhora da Conceição, uma multidão pedia e agradecia. A dona de casa Marli Maria Amorim, 55 anos, ignorou o sol inclemente que castigava os fiéis na tarde de ontem. Diabética e com um problema nos dois joelhos, saiu descalça de casa, no Curado 2, para pedir por saúde. “Todo ano repito o ritual. O sol é forte, mas minha fé é mais. Por isso, nem sinto o calor. Tudo que eu peço a ela eu alcanço”, disse Marli, de camisa azul e saia branca, acompanhada do marido e do neto.

Também foi dia de primeira vez. A dona de casa Marileide Ferreira, 57, contou que sempre foi devota, mas nunca havia ido ao Morro da Conceição. “Aproveitei que umas amigas viriam e vim junto. Pedi saúde, que é o mais importante”, afirmou.

Informações do JC Online