domingo, 6 de outubro de 2013

Timbaúba: Prefeitura faz prestação de contas à população em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal



Na segunda feira (30/09), aconteceu uma Audiência Pública no prédio da Câmara Municipal de Timbaúba convocada pelo poder Executivo Municipal com o intuito de prestar contas à população em relação à prestação de contas da saúde e prestação geral para os próximos quatro anos, ou seja, o plano plurianual que será encaminhado ao Legislativo para ser submetido a discussões possivelmente aprovação. Os secretários e discutiram com a população as propostas de trabalhos para os próximos anos que depois serão enviadas a Câmara para sua apreciação e aprovação.


A audiência foi dividida em quatro partes



-Prestação de contas do segundo quadrimestre da saúde do ano letivo 2013, a secretária municipal de saúde Rafaela Marinho fez uma explanação mostrando o que a prefeitura gastou e a forma que foi gasta detalhada.

-Projeto plurianual de investimentos que está sendo encaminhada a Casa Dr. Manoel Borba, que mostra as metas de cada secretaria como esta sendo preparada para os próximos anos da atual administração, a programação das secretarias de investimentos, obras e ações.

-Metas fiscais do orçamento que foi detalhado pela controladora geral do município Maria José Lira, e foi fechada a programação como a legislação determina e a recomendado pelo prefeito Marinaldo Rosendo.

-Projeto do Orçamento geral do município para 2014, detalhado secretaria por secretaria, a previsão da receita e de despesas. A Lei Orçamentária Anual (LOA), lei elaborada pelo poder executivo, que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no exercício subsequente. É um instrumento de gestão, com ênfase nos aspectos financeiros e físicos, compatível com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA), e estima a receita e fixa a despesa para o período de um ano, visando atingir objetivos pré-estabelecidos da política governamental.

Esta Audiência contou com a participação do povo em geral, representantes das associações de moradores, diversas lideranças da cidade, lideranças dos distritos e da zona rural, que além de participarem agora estão sabendo como o dinheiro público está sendo gastos, e também com a participação dos vereadores que tomarão conhecimento mais detalhado quando o projeto estiver tramitando, que poderá passar por modificações até sua aprovação na Casa Legislativa.

Foi um orçamento discutido junto com os secretários dentro de um planejamento e de acordo com as necessidades e dentro da responsabilidade, a população foi uma grande parceira para que esta programação fosse realizada.

Mais uma meta cumprida pelo prefeito Marinaldo Rosendo, o cumprimento da Lei da Transparência Fiscal, e uma das exigências do TCE.