quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Pedro Eurico, Secretário da Criança e da Juventude presta esclarecimentos sobre a reforma da Funase em Timbaúba

Segundo Eurico, unidade da Funase em Timbaúba terá no máximo 45 internos

Pedro Eurico, Secretário de Ressocialização em PE

O secretário Pedro Eurico se reuniu na quarta-feira (14), com o Dr. Marcos Vasconcelos e o empresário Luciano Lyra, representantes da maçonaria de Timbaúba, no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco onde na oportunidade foi esclarecido o projeto que o Governo do Estado está desenvolvendo na cidade de Timbaúba, de instalação de uma unidade da Funase. Além do dep. Guilherme Uchoa  presidente da Alepe, estava presente o Secretário Executivo de Coordenação Geral Albézio de Melo Farias, o encontro foi agendado pelo Prefeito de Timbaúba Marinaldo Rosendo.

Pedro Eurico elogiou a ideia apresentada pela Maçonaria e elogiou o espírito público da sociedade civil de timbaubense, igrejas, comércio, clubes de serviços. A maçonaria foi porta voz de uma ideia que foi abraçada imediatamente por ele, o secretário disse que será criado por decreto um conselho constituído pela comunidade local que vai acompanhar o dia a dia das rotinas pedagógica, de trabalho, e convivência dentro da unidade isso é uma coisa única lembrando, que o estatuto da criança e adolescentes já prever a integração da sociedade na convivência e na administração das unidades socioeducativas, a ideia e muito importante.

O secretário assumiu de público o compromisso em entrevista por telefone cedida ao radialista Claudio Lopes, na Rádio Nova Timbaúba FM, de instalar esse conselho que será composto integralmente por membros da sociedade civil da cidade para ajudar na direção. É um fato novo e poderá ser levado pra outras unidades de Funase, é uma ideia boa porque veio da comunidade timbaubense provando assim, disse Pedro Eurico que a sociedade não está contra, e sim quer ver de perto o acompanhamento, quer está ao lado do poder público, para saber se está sendo bem administrado.

Disse o secretário que Pernambuco tem cerca de 1000 jovens em processo de internação , e que estão sendo trabalhado o processo de ressocialização. E esta unidade em Timbaúba não pode ser comparada com um presídio, pois serão abrigados jovens que passarão no máximo três anos para que eles possam novamente encontrar formas de convivência para retornarem aos seus lares com suas famílias, e com a sociedade. A unidade de Timbaúba está sendo investida cerca de 12 milhões de reais no município, e cerca de 70% da mão de obra empregada é da cidade, todo material de construção utilizado também está sendo adquirido no comércio local por orientação do Prefeito Marinaldo Rosendo, que pediu que os recursos utilizados tivessem que ficar na cidade.

Essa unidade é para abrigar no máximo 45 jovens de 14 até 17 anos incompletos, jovens que tenham praticados pequenos delitos, serão três alas com no máximo 15 internos cada, serão no máximo três jovens por quarto, dentro dos blocos terão escola com salas de aula com ensino integral, ambulatórios médicos, enfermaria, áreas de sócio-educação com psicólogos, terapeutas e outros, existirá também uma área para a prática religiosa. Inclusive famílias que residem no entorno das instalações poderão frequentar o espaço.

Segundo o secretário não existe a mínima possibilidade de ampliação da violência na comunidade por conta desta unidade. Pernambuco e em outros estados da federação tem unidades iguais a essa, a exemplo de caruaru, Petrolina e Jaboatão, Disse ainda o secretário que não existe nenhuma possibilidade de superlotação, porque esta será uma instalação super moderna, e supervisionada pelo Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional do Ministério Público e pelo Ministério da Justiça.

É um novo modelo que valoriza a forma de convivência social e humana. Jamais o Governador Eduardo Campos, levaria para Timbaúba uma unidade que fosse objeto de superlotação ou preocupação, e é preciso dizer aos timbaubenses que essa unidade já existia há muitos anos, falou Eurico. Ficou algum tempo sem uso, mas parte dela ainda está ativada onde funciona o Casem, e é administrada por técnicos da Funase de Timbaúba, e ninguém nunca teve nenhum problema sobre isso, hoje existe cerca de oito internos e vai chegar a 20 a capacidade da unidade já existente.

Na área da unidade de internação terá todo tipo de aparelhamento moderno para se evitar qualquer tipo de turbulência será completamente monitorada por funcionários especializados e câmeras, esta unidade será modelo para todo Brasil. Só entra para fazer visitas familiares devidamente cadastrados, amigos e pessoas estranhas não será permitido a entrada, o muro servirá apenas para proteger os jovens e quem está dentro da unidade. Afirmou Eurico.

O problema da juventude é também da sociedade, e não só do governo. É um problema social cabe a todos acompanhar e ajudar na solução. Existem hoje no Brasil milhares de jovens envolvidos com o tráfico, a origem da delinquência na maioria das vezes não está só nas ruas, as famílias também tem que assumir a responsabilidade sobre seus filhos, o que a Funase faz é garantir direitos, e tentar melhorar a qualidade de vida.

A previsão para inaugurar a obra é em dezembro próximo, o Secretário de Ressocialização Pedro Eurico se colocou a disposição de qualquer entidade Política, Religiosa, Clubes de Serviços, e da Câmara de Vereadores de Timbaúba, para esclarecimentos, em Audiências Públicas no lugar marcados.

Texto da entrevista cedido ao radialista Claudio Lopes na Rádio Nova Timbaúba FM, sexta-feira (16)