quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Fetape conclui documento para reestruturação da Zona da Mata

A Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (Fetape), em parceria com organizações e movimentos sociais responsáveis pela elaboração das diretrizes para a reestruturação socioprodutiva da Zona da Mata do Estado, apresentadas aos governos municipal, estadual e federal na última segunda-feira (12), realizam amanhã (16), na sede da federação, no Recife, a entrega do documento aos senadores Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB).

O texto denuncia graves problemas sociais vivenciados pela região, a exemplo da situação de extrema pobreza, que atinge 17,6% da população, a taxa de mortalidade infantil (13,8 por mil nascidos vivos) e o fato de mais de 16 mil domicílios não terem banheiro ou sanitário. 

O documento reúne 85 propostas focadas nos seguintes eixos: permanência e acesso à terra e ao território; assalariamento rural; sistema produtivo, agroecologia, segurança e soberania alimentar; e  políticas públicas e projetos/programas sociais. O objetivo é que a partir dessas contribuições da sociedade civil, Legislativo e Executivo possam adotar um novo olhar para a região, garantindo políticas públicas que possibilitem desenvolvimento com justiça social e ambiental.

Assinam o documento: Fetape, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Contag, CUT/PE, CTB, MST, MLST, CPT, Centro Sabiá, Serta, Fase, Centro Josué de Castro, LecGeo/UFPE, ICN, Coopagel, Assocene, Dieese e Fesan.

Informações do blog de Magno Martins