sexta-feira, 5 de julho de 2013

Timbaúba: Um São João histórico

Foram sete dias de muita festa.

Prefeito Marinaldo Rosendo e a primeira dama Ana Alice
O São João de Timbaúba já estreou com chave de ouro, aos shows de muitos artistas, entre eles Vicente Nery, Geraldo Azevedo e da dupla sertaneja Munhóz e Mariano, dando continuidade o Aviões do Forró, Forró Pegado e nada mais nada menos Chiclete com Banana para finalizar nosso calendário e comemorar a vitória da Seleção Brasileira sobre Espanha na Copa das Confederações. O jogo foi transmitido na arena de festejos para aguardar o título e o show do Chiclete. Um momento marcante.

Este São João ficou na história.
Como as atrações culturais não podem faltar, emboladores de coco, ciranda, quadrilhas estilizadas e matutas, muito forró pé de serra com artistas da cidade e de outros lugares marcaram seus nomes no Palhoção do Novo Tempo com o carinho do público que além de curtirem, fazem questão de preservarem os costumes. Foram muitas barracas com comidas típicas, e de diversos gostos gastronômicos acompanhadas e fiscalizadas devidamente dentro dos padrões de higiene. Os ambulantes e barraqueiros foram identificados e preparados para bem atender.

Adriana Araújo (secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo) a dupla 
do Aviões do Forró e o Diretor de Eventos Dorivaldo Ramalho.

Os camarotes bem animados e decorados tudo no clima junino, estavam lotados figuras importantes do cenário político estadual e regional, presenças de prefeitos e vereadores de toda a região, além da presença confirmada do deputado e presidente da Alepe Guilherme Uchôa.

Os festejos juninos assumiram tal proporção que webs tv’s, blogs, sites e portais de informações vieram registrar, pois diariamente circularam por lá atrações muito boas e que foram sucesso de público a cada show.

O Prefeito Marinaldo Rosendo, a Secretária de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo Adriana Araújo junto aos colaboradores da construção deste mega evento cuidaram de tudo nos mínimos detalhes, do povo ao artista; dos técnicos aos músicos, montadores e operários. Operários que tiveram um papel muito importante, uma vez que o terreno foi devidamente tratado, passando por nivelamento e aplicação de uma camada asfáltica para que o público tivesse a comodidade para dançar e cadeirantes transitarem.

Vereadores Guel e Jurandir Lourenço, Prefeito Marinaldo Rosendo, Deputado Guilherme Uchôa

O Circular do Forró também foi um investimento que o povo adorou. Como a gestão trabalha em campanhas a Lei Seca intensamente, foram disponibilizados 17 ônibus para dar acesso aos distritos e bairros de toda a cidade evitando transtornos com bebida alcoólica e também favorecendo o deslocamento para população.

O número saídas de emergência forram adequadas de acordo com o número de pessoas, tudo muito bem sinalizado.

Os profissionais da área de saúde também estavam bem preparados. A unidade móvel do SAMU do município esteve disponível a todo tempo com socorristas, mais duas ambulâncias menores com enfermeiros, técnicos de enfermagem e bombeiros civis. A localização do evento foi tão bem instalada que o hospital municipal fica a pouco mais de um quilômetro.

Uma ação foi desenvolvida para ser posto em prática um projeto de sociabilização e valorização de pessoas que fazem toda diferença nos eventos e também no nosso dia a dia. Um esquema montado com catadores de resíduos sólidos e preparação dos profissionais informais do trânsito deram um efeito diferenciado. A relação com os cidadãos timbaubenses e os vindos de fora gerou valorização e maior facilitação destes ofícios tão importantes na sociedade moderna.

Durante os sete dias de festejos a arena recebeu um bom público
O Prefeito Marinaldo Rosendo buscou não só criar um evento na cidade que agradasse ao povo, mas de uma forma que gerasse renda em todos os ramos comerciais e de prestação de serviços. Os objetivos foram alcançados com sucesso, um grande salto foi dado. Foi comprovada a capacidade de Timbaúba em promover eventos de grande porte.

A segurança, que preocupa muitas pessoas que saíram de suas casas e inclusive de outros estados, foi um ícone apontador de resultados, o índice de ocorrências foi resumidamente a 0% e o transito paralelo a este eixo também funcionou tranquilamente.

Esse ano teve o show de Chiclete com Banana a maior banda de axé do Brasil

Literalmente o São João e São Pedro 2013 de Timbaúba ficaram gravados nas narrativas de milhares de pessoas como um jamais visto. Tudo foi um sucesso.


*Texto de Bell Nunes


Confira as fotos dos festejos juninos (clique em cima para visualizar)

1º dia

2º dia

3º dia

4º dia

5º dia

6º dia

7º dia

Mês de junho em Timbaúba