A Prefeitura Municipal de Timbaúba através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a CELPE (Companhia Energética de Pernambuco), entregaram na manhã desta quinta-feira (13) no Ginásio Municipal Jacques Ferreira Lima 350 geladeiras aos inscritos do Projeto Nova Geladeira.
O Prefeito de Timbaúba Marinaldo Rosendo (PSB), a Secretária Municipal de Assistência Social Vânia Lúcia, e o Supervisor da Celpe Fidélis, além de outras autoridades locais estiveram presentes no ato da entrega, o grupo de forró timbaubense Chamego Quente animou o ambiante de alegria e satisfação.
O Projeto Nova Geladeira da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), chegou ao município de Timbaúba com a finalidade de realizar a substituição de 350 refrigeradores antigos por novos com o selo Procel de economia de energia aos inscritos no projeto. Os clientes que realizarem cadastro da Tarifa Social de Energia Elétrica, as inscrições acontecem até a sexta-feira (14) das 9h às 16h, no Caminhão de Eficiência Energética estacionado ao lado do ginásio municipal de Timbaúba. As trocas dos equipamentos para os clientes contemplados ocorrem no mesmo local na quinta (13) e no dia seguinte.
Para ter direito a uma das geladeiras, o cliente Celpe precisa atender aos critérios do projeto. O participante tem que estar cadastrado na Tarifa Social da Celpe com o número do NIS (Número de Inscrição Social) identificado na conta, não possuir débitos com a companhia e apresentar um consumo médio acima de 80 kW/h e não tenha participado de outros projetos de venda ou doação de geladeiras da Celpe.
Quem não estiver inserido na Tarifa Social poderá fazer a inscrição no momento na unidade móvel. Para isso, basta apresentar o número do NIS, a conta de energia do vencimento no mês de maio paga, CPF e RG do titular do NIS ou BPC/NB (Benefício de Prestação Continuada/Número do Benefício). Ao efetuar o cadastramento o cliente recebe quatro lâmpadas no ato da inscrição e caso solicite qualquer outro serviço comercial na unidade tem direto a até outras duas lâmpadas.
Como o projeto prevê a troca da geladeira, o cliente precisa possuir um equipamento antigo para entregar no momento que receber o novo. As geladeiras antigas serão encaminhadas a uma empresa certificada para o trabalho de manufatura reversa. O recurso obtido com a venda das sucatas é reinvestido em projetos de responsabilidade social e geração de emprego e renda da concessionária em parceria com instituições sociais.