O deputado estadual Aluisio Lessa (PSB) enviou nota ao blog, em resposta às críticas da Fetape, que, também por meio de nota, classificou de "lamentável" a postura do socialista, que pretende discutir as recentes demissões da Fetape na Alepe. Segue a íntegra. A Alepe deve sim discutir os problemas da Fetape Ao contrário do que diz o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, a entidade é uma federação que representa uma parcela significativa dos pernambucanos e deve sim, uma satisfação e esclarecimento não só para seus filiados, mas também a sociedade em geral.
Quando as crises no setor aparecem, eles (Fetape) são os primeiros a irem procurar o apoio dos parlamentares. É inadmissível que fatores políticos sejam levados em consideração nestes cortes (11 funcionários), diferente de contenção de despesa – como está sendo alegado.
Essa decisão não pode ser imperativa do gestor que deveria praticar a democracia interna dentro da instituição. Ao longo desses 50 anos de existência, vários trabalhadores – muitos já de cabelos brancos e que estão entre os demitidos – se dedicaram às causas da Fetape e merecem ser respeitados.
A saber – Sou apoiado pelos sindicatos de trabalhadores rurais de Palmares, Catende, Água Preta, Maraial, Vicência, Orobó, Bom Jardim, Frei Miguelinho, Paudalho, entre outros.
Por isso e por trabalhar intensamente na luta em prol dos trabalhadores das Usinas Catende, Cruangi e Pedroza, tenho obrigação de defender o interesse dos trabalhadores, não só os que estão no campo, como também os que exercem suas funções dentro da Fetape.
A luta dos sindicatos, não é uma luta privada do presidente Doriel Barros e sim, de toda a sociedade pernambucana e principalmente dos parlamentares que assumiram esta luta, entre os quais eu me incluo e ainda cito a importante presença dos parlamentares Teresa Leitão, Laura Gomes, Raquel Lyra, Ângelo Ferreira, Waldemar Borges e João Fernando Coutinho, entre outros.
A Fetape não é uma empresa privada e deve prestar contas ao Ministério Público, à Assembleia e a todo o povo pernambucano. Por fim, a Assembleia Legislativa de Pernambuco é a Casa do Povo e sendo assim, tem obrigação de envolver-se nas lutas do povo de Pernambuco.
Atenciosamente,
Aluisio Lessa – Deputado Estadual (PSB)
|