quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cultivadores de cana de Pernambuco lamentam o fechamento da Usina Cruangi, em Timbaúba




O presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açucar no Estado de Pernambuco (Sindicape), Gerson Carneiro Leão, lamentou, profundamente, o resultado da audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), ontem (5), que decidiu fechar as portas da Usina Cruangi. Mesmo ela ainda se encontrando com capacidade de moagem, essa decisão foi tomada pelos seus acionistas.

“Infelizmente não houve consenso na reunião ocorrida ontem, no Ministério Público, a respeito da Usina Cruangi. E com isso, mais uma usina da nossa zona da Mata Norte, fica sem moer no Estado de Pernambuco, em função de uma briga familiar”, afirmou Gerson Carneiro Leão.

Cruangi tentará quitar a dívida com os seus funcionários, vendendo a cana para outras usinas. Estima-se que o valor deste apurado da cana-de-açúcar, gira em torno dos R$ 7 milhões e, ainda assim, continua a dívida com seus fornecedores, cerca de 8,2 milhões e, também, o débito de R$ 800 mil junto aos produtores.

A usina, que, até então, era a terceira maior produtora do Estado, teve seus bens bloqueados pela Justiça Federal e estava há três meses com os salários atrasados. Ela foi responsável pela renda de 4 mil operários durante sua moagem e cerca de 6 mil trabalhadores com empregos diretos e indiretos, Os municípios de Itambé, Aliança, Condado, Goiana e principalmente Timbaúba eram os grandes beneficiários com a geração de emprego e renda