sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Interior de Pernambuco celebra tradicional romaria de frei Damião



Caminhada sai de Camocim de São Félix para São Joaquim do Monte. Programação segue até domingo (2), com missa do padre Antonio Maria.






Camocim de São Félix, no Agreste pernambucano, já celebra a 19° romaria de frei Damião. A tradicional caminhada religiosa sai do município em direção a São Joaquim do Monte, distante cerca de 10k Km, na manhã da sexta-feira (31). A programação segue até domingo (2), quando o padre Antonio Maria celebra a missa de encerramento da festa. A expectativa do município é receber um público de quase 400 mil romeiros.


A primeira caminhada da Polícia Militar, saindo de Camocim de São Félix até o Santuário de Frei Damião, tem início às 6h. Já a caminhada do Bote Fé, saindo de Camocim até a Igreja Matriz de São Joaquim, será às 19h. O dia termina com show com a Orquestra Nostalgia de Garanhuns, na praça de eventos da cidade, por volta das 22h.

No sábado (1°), destaque para a Santa Missa, na praça de eventos, às 19h30. A celebração será com os padres Bosco (reitor do Seminário de Olinda) e Ademilton (reitor do Seminário de Caruaru). Após show com a Orquestra Super Oara de Arcoverde, haverá uma adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário de Frei Damião, marcado para a meia-noite.

No domingo (2), os festejos começam ainda de madrugada, às 4h, com os Bacamarteiros de Bananeirinha de São Joaquim do Monte. O Ofício de Nossa Senhora, cantado no Santuário de Frei Damião pelos seminaristas da Diocese de Caruaru e da Arquidiocese de Olinda e Recife, será às 6h.

Após Missa Dominical na praça de eventos, às 9h, ocorre o acolhimento dos romeiros, além de shows de Maurício Ramalho e bandas de pé de serra, entre outras atrações religiosas. A procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira dos romeiros, seguida pela missa de encerramento, começa às 16h30. A Bênção do Adeus com o padre Antônio Maria e outros religiosos será às 17h, na praça de eventos.

De acordo com a coordenação, o evento terá mais de 1.050 comerciantes com barracas de comidas, artesanato, artigos religiosos, brinquedos, confecções, entre outros. O turista também conta com uma estrutura de banheiros químicos, distribuídos nos pontos de 

Do G1 PE