sábado, 23 de junho de 2012

São João de Timbaúba tem como atração principal em plena véspera banda de brega


Vendo alguns comentários nas redes sociais e ouvindo a população nas ruas  sobre o São João de Timbaúba, cheguei a seguinte conclusão e vou aqui expressar a minha opinião, falando exatamente de dois fatos: primeiro eu faço uma pergunta que muitas pessoas estão querendo saber, o que é que tem haver "Musa do Calypso e Kitara" (Nada contra o estilo musical) com Festividades Juninas?

E ainda por cima, uma banda vai fazer um show na véspera de São João(23/06) e a outra faltando dois dias para o São Pedro(29/06), onde nessas datas deveriam valorizar o Forró Pé de Serra. Nos últimos anos, sempre teve uma grande atração de forró na véspera, a exemplo de 2009, com Eliane,  em 2010 tivemos Gatinha Manhosa e no ano passado teve forró a noite inteira em plena véspera.

Para esse ano não se sabe qual critério e o motivo da nova Diretoria de Eventos da cidade para a escolha de uma banda de Brega na véspera de São João, esquecendo assim de prestigiar com um bom forró um dos principais dias das festas juninas que é a véspera.

E outra, a mais grave de todas, o São João de Timbaúba está sendo chamado de ‘’O São João do Gonzagão’’, uma homenagem a um dos maiores ícones da musica brasileira, Luiz Gonzaga, que se estivesse vivo completaria 100 anos em 2012.

Será que o saudoso Rei do Baião merece essa maldade toda? Ser homenageado por um evento que vai ter atrações que não tem nada a ver com o seu estilo musical, como todos sabem é o Baião e o Forró Pé de Serra, fugindo totalmente das origens.

Logo ele um poeta que com suas belas letras que encantaram o Brasil todo, e já foi até elogiado e admirado por grandes nomes da musica como: Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso. E autor de antológicas canções que ficaram conhecidas no mundo todo como por exemplo: Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950).

 Isso é uma falta de respeito com esse grande mito, desvalorizaram nossas raízes, mais uma vez pisaram feio na bola. Portanto você internauta que acompanha nosso blog essa é a minha opinião!



Renato Melo
Estudante de Jornalismo da UNINASSAU