sexta-feira, 22 de junho de 2012

Desfile das bandeiras leva tradição do ciclo junino para as ruas do Centro do Recife



Divulgação
Procissão reúne centenas de fiéis nas ruas do Centro do Recife
Os santos juninos serão mais uma vez homenageados no Recife. Desta vez, o Desfile das Bandeiras promete arrastar uma multidão de fiéis pelas ruas do Centro do Recife. A concentração está marcada para às 17h desta sexta-feira (22), em frente à Igreja do Santíssimo Sacramento, na rua da Imperatriz, no bairro da Boa Vista. O cortejo segue para o Pàtio de São Pedro, reduto dos festejos populares no bairro de São José.

Ao todo, 14 bandeiras participam do cortejo: São João da Várzea, São João Menino, São Pedro Pescador, São Pedro de Brasília Teimosa, Santo Antonio de Água Fria, São João Bacnaré, São João Raízes, São João Eu Quero Mais, São João de Água Fria, São João no Arraial, São João da Carroça, São João do Coco Quebrado da Mangueira, São Pedro de Água Fria e São João Deveras.

De acordo com o pesquisador da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Varela, as bandeiras mais antigas são a de São João Bacnaré, do mestre Ubiracy Ferreira, com mais de cem anos; a de São João de Água Fria, com 50 anos, comandada por Cristina Andrade; e a de São João Menino, com 40 anos, organizada pela professora Ivone Santos no Jardim Beira Rio.

Além das bandeiras com imagens dos santos, o desfile reúne as bandinhas juninas 19 de Fevereiro, Tropical e Som Brasil e os trios de pé-de-serra Forró Luado, Veneno, Tropical, Xumbrego, Estrela do Baião, Super Pop, Harmonia e Quentes do Forró, responsáveis por repertório de forró, xote, xaxado e baião. Diferente da procissão dos santos juninos, o Desfile das Bandeiras não conta com hinos religiosos.

O bailado junino também estará presente com as quadrilhas Clube de Mães de Santo Amaro, Zabumba, Dona Matuta e Junina Tradição, e o Grupo Raízes de Danças Populares.



Folha PE