sábado, 9 de junho de 2012

Deputados mapacaranenses destacam deficiências no Governo Federal


Os deputados Maviael Cavalcanti(DEM) e Antônio Moraes(PSDB), ambos filhos de Macaparana/PE na última quarta-feira (6), destacaram em seus pronunciamentos na Assembléia Legislativa, deficiências provenientes do Governo Federal que dão um tom de descaso com relação à saúde pública, economia e ações sociais de um modo geral.

Maviael aproveitou um artigo sobre o cenário da saúde pública do País, publicado pelo jornal O Estado de São Paulo, afirmando que o texto se baseia em levantamento recente feito pela Organização Mundial da Saúde - OMS e revelou que de acordo com a referida Organização, apesar do Brasil ser a sexta economia do mundo, os gastos com o setor(saúde) estão abaixo da média mundial.

O democrata afirmou que a situação é preocupante, tendo em vista que o desenvolvimento econômico é dependente do social. Maviael informou ainda que, "de acordo com o artigo, na média internacional, os gastos com saúde são da ordem de 14% dos orçamentos nacionais mas, no Brasil, a taxa gira em torno de seis por cento. Além disso, o texto revela que, nos países desenvolvidos, um terço dos custos do setor é pago pelos cidadãos, mas no Brasil 56% dos gastos vem dos contribuintes. Situação semelhante ocorre apenas em 30 dos 193 países-membros da ONU".

O parlamentar destacou também o fato de que, nos países europeus, o investimento por cidadão chega a ser dez vezes superior ao do Brasil, enfocando que mesmo na Grécia que vive uma grande crise são destinados seis vezes mais recursos por morador do que no Brasil.

Outro dado importante trazido pelo parlamentar, com base no texto é de que "a média brasileira de 26 leitos hospitalares por 10 mil habitantes é igual à de países como Tonga e Suriname. Concluiu dizendo que cerca de 80 nações têm um índice melhor que o do Brasil.

PIB

Já o deputado Antônio Moraes, criticou o crescimento do PIB nacional, que foi de 0,8% no primeiro trimestre deste ano fazendo uma comparação ao mesmo período de 2011.

Moraes salientou que, levando-se em consideração a análise do mesmo período, a Argentina apresentou incremento de 4,8% e a Venezuela de 5,6%. O parlamentar ainda destacou que, apesar do resultado, o Governo Federal empresta 350 milhões de reais para a construção de um aeroporto, na África, enquanto os terminais brasileiros precisam de reformas para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Na visão do deputado, as obras das transposição do Rio São Francisco estão abandonadas, e a questão da seca não tá dificil de ser solucionda, pois os municípios continuam precisando de recursos para amenizar os seus efeitos.