Começa nesta quarta-feira (14), em Uberlândia, o II Torneio Universitário de Robótica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento será realizado entre os dias 14, 15 e 16 de março. Trinta e uma equipes de várias instituições do país participam da competição. E a equipe que construir um robô capaz de percorrer uma pista em menor tempo será a campeã.
O desafio esse ano é construir um robô seguidor de trilha e para desenvolver o protótipo alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecatrônica e Mecânica ficaram horas e horas no laboratório. Trinta equipes de várias universidades do Brasil têm na matemática, física e eletrônica as ferramentas para melhorar o futuro.
“Nesse caminho de construir esse protótipo, eles aprendem várias coisas que sem dúvida utilizaram mais à frente. Então quando ele forem já trabalhar em suas áreas de atuação terão conhecimento diferenciado para enfrentar o mercado de trabalho”, explicou o coordenador técnico, Antônio César Costa.
O estudante Renan Araújo montou um projeto que pode ajudar na mobilidade das pessoas que tem deficiência. A competição é apenas um pontapé para realizar o sonho de ajudar o próximo. “São braços robóticos que através de comandos dados pela própria pessoa poderiam fazer ações que um braço normal faz”, contou.
Já o estudante Igor Borges participa da competição pela primeira vez e aproveita a experiência dos veteranos para trocar ideias. “Agora perto da competição toda hora que chego à faculdade há um clima de desenvolvimento de tecnologia. Vejo até sete equipes trabalhando, então é legal perceber o que o torneio está proporcionando”, afirmou.
O torneio será no Centro de Convivência da UFU do campus Santa Mônica e o evento é aberto ao público.