segunda-feira, 12 de março de 2012

Recife e Olinda têm programação diversa para festa de aniversário



É quase um carnaval fora de época: as comemorações pelo aniversário do Recife começaram na sexta-feira passada e têm seu ponto alto nesta segunda (12), dia oficial da festa. A capital pernambucana completa 475 anos, apenas dois a menos que Olinda, que também celebra fundação na mesma data. Há programações nas duas cidades para comemorar os parabéns.
No Recife, tudo começa com o corte do bolo na Praça do Arsenal, às 18h. O evento contará com a participação da Orquestra 100% Mulher e do Bloco O Bonde. Às 20h, no Marco Zero, ocorre o show "Recife em Canto". O roteiro promoverá encontros inusitados entre artistas, sempre com foco na música pernambucana. Entre as parcerias, Luiza Possi e Nena Queiroga; André Rio e Emílio Santiago; Joelma e 


Chimbinha; Elba Ramalho e Almir Rouche; Cristina Amaral e Liv Moraes; Nádia Maia e Paulinho Leite.
No repertório, canções tradicionais com novas releituras, como "Último regresso" (Getúlio Cavalcanti), "Pelas ruas que andei" (Alceu Valença), "Minha cidade" (Luga Queiroga) e "Recife Nagô" (J. Michiles). No evento, também será apresentada a canção "12 de março", composta por André Rio, Fábio Trummer e DJ Dolores.Ainda para celebrar os 475 anos da cidade, no dia 25 de março, ocorrerá a Corrida das Pontes, com largada do Marco Zero, e, no dia 1° de abril, o show "Viva Elis", com Maria Rita e João Marcelo Bôscoli, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a partir das 18h. A entrada é de graça. Além da apresentação, também acontecerá uma exposição multimídia em memória aos 30 anos de morte da cantora.

Também na segunda-feira (12), mais de 300 músicos, atores e bailarinos farão cem esquetes em ruas do Recife, São Paulo e Rio de Janeiro em comemoração ao aniversário da capital pernambucana. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, será marcada pelo improviso de perfomances com a possibilidade de participação do público, um formato de apresentação chamado de happening.

Os eventos acontecerão em locais de grande circulação de gente, como o calçadão de Copacabana e a Avenida Paulista. As bailarinas Bella Mais e Flaira Ferro assinam a direção artística e maestro Spok, a direção musical.









Em Olinda, a festa começa mais cedo: às 6h, haverá o repique dos sinos das igrejas do Sítio Histórico, primeiro compromisso do aniversário. Às 16h, o prefeito Renildo Calheiros vai sancionar a lei que cria a Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Olinda. A norma foi proposta pelo vereador Marcelo Santa Cruz e discutida com a sociedade civil, com encontros coordenados pela Secretaria de Patrimônio e Cultura da cidade. O prefeito também deve sancionar a lei que cria em Olinda o Dia Municipal da Poesia Popular.

No mesmo evento, será lançado o livro "Olinda: Um presente do passado", do escritor olindense Carlos Bezerra Cavalcanti. Na publicação, o autor oferece um roteiro sobre a antiga Marim dos Caetés, além de traçar um relato dos principais acontecimentos da história da cidade.


A Prefeitura de Olinda e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também realizarão a assinatura do convênio para a última etapa das obras do Cine Olinda Convenções. Esta etapa final será para as áreas de climatização, acústica, equipamento e mobiliário. Dos R$ 2.173,913,04 que serão gastos nessa etapa de reforma do Cine Olinda, R$ 2 milhões foram levantados por meio de emendas parlamentares.


Às 18h começa a programação da noite. Primeiro, o maestro Spok, junto com 120 crianças, executa um repertório carnavalesco e faz um dueto com a filha de Getúlio Cavalcanti, Alessandra Cavalcanti. Em seguida, o coral São Pedro Mártir, fundado em 1937, se apresenta, com peças da cultura popular e do folclore regional e nacional. O coral Encanto de Olinda vai trazer um repertório de frevos, entre os quais "Hino de Elefante", "Hino de Pitombeira", "Valores do passado" e "Evocação n°1".


Às 19h, o tradicional 'parabéns para você' e corte do bolo gigante, de 477 quilos. Para terminar a noite, a cantora de samba Alexa sobe ao palco às 21h e a banda Mundo Livre S/A faz show às 22h30, em uma ação realizada com o apoio do Governo do Estado




Do G1 PE