terça-feira, 20 de março de 2012

Governador Eduardo Campos mantém contrato com empresa de escândalo na saúde do Rio



O governo do Estado decidiu manter o contrato com a empresa Toesa, uma das denunciadas pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em um escândalo de corrupção em licitações do Rio de Janeiro. 

Em comunicado oficial, o governador Eduardo Campos fala apenas que a Toesa Service, locadora de ambulâncias para Pernambuco, não terá seu contrato renovado. Não faz menção a cancelamentos, prática adotada por vários outros Estados após as denúncias. 

A Toesa já faturou R$ 11,9 milhões em Pernambuco.
Na nota oficial, o governo pernambucano fala em "realização imediata de uma nova licitação". Classifica as denúncias como "extremamente graves", mas, em seguida, diz que os contratos atuais, em vigor até agosto, serão mantidos. Eles apenas não serão renovados.

"A empresa será cientificada da decisão, mas deverá manter os serviços até a conclusão da nova licitação", diz o texto oficial.
“Nossos contratos foram feitos em licitações que tiveram muitos concorrentes. Além disso, temos segurança de que os preços são compatíveis com os praticados inclusive pela iniciativa privada. 

As suspeitas que as reportagens da Globo levantaram, porém, exigem que tomemos todas as precauções para dar à sociedade garantias sobre a correção dos procedimentos adotados”, explicou o governador.

Os contratos atuais da Toesa têm vigência até agosto deste ano e poderiam ser prorrogados. 
Segundo levantamento realizado pela Controladoria, a Toesa venceu processo licitatório – pregão presencial homologado em 30 de julho de 2010 – para o aluguel de 32 ambulâncias pela Secretaria de Saúde. Necessidades do serviço determinaram,  porém, que apenas 23 fossem efetivamente contratadas